Notícias

notícias

Notícia

Gratuito

Tem uma pequena empresa e quer vender para o governo?

Com o app Comprasnet Mobile, empresas, como as micro e de pequeno porte, podem se conectar de modo fácil e ágil com as oportunidades de negócio do setor público
Imagem com uma mão segurando um celular. Na tela do celular, imagem do app Comprasnet Mobile e suas funcionalidades
by Comunicação Institucional do Serpro, com informações da Agência Sebrae de Notícias — 30 de january de 2019

A cada mês, o governo federal realiza diferentes pregões, licitações e demais modalidades de aquisições de produtos e serviços necessários à máquina pública. E há uma semana uma nova ferramenta tecnológica está disponível para facilitar esse processo: trata-se do Comprasnet Mobile, um aplicativo para celular e tablet que gratuitamente ajudará a popularizar entre as empresas, como as micro e de pequeno porte, as oportunidades de negócio com o governo.

“Nesta primeira versão, o app traz detalhes sobre as licitações, notificações sobre licitações publicadas no dia, download de editais, central de mensagens, e compartilhamento de licitações”, destaca Alysson Magalhães, gerente de Soluções de Gestão Pública e Governo Digital, no Serpro, órgão que desenvolveu a solução para o Ministério da Economia em parceria com o Sebrae.

FUNCIONALIDADES

 - Licitações: dados sobre o objeto, órgão licitante, data limite para entrega da proposta, itens licitados e demais detalhes

- Download do edital: acesso rápido ao conteúdo

- Central de Mensagens: conteúdos sobre o Comprasnet, orientações, manutenções programadas, novidades

- Filtros: notificações sobre licitações publicadas no dia;
filtros otimizados para micro e pequenas empresas

- Compartilhar: envio, por e-mail e redes sociais, de informações da licitação, com link para acessar itens e fazer o download do edital
 

A proposta é que o aplicativo móvel, a partir do suporte das bases de dados já consolidadas dos sistemas Siasg e Comprasnet, também desenvolvidos pelo Serpro, aprimore e simplifique o acesso a informações e ajude a movimentar os negócios no país. Hoje, por exemplo, há 287 mil empresas cadastradas como fornecedoras para o governo e a ideia é que esse quantitativo aumente.

“O app vai levar a compra pública para fornecedores que já estão no Comprasnet e desejam fazer pesquisas rápidas, e também para os que ainda não conhecem esse mercado”, acredita Denise Donati, analista de políticas públicas no Sebrae. “Queremos ampliar o número de fornecedores do governo e permitir que os pequenos negócios passem a contar com novas oportunidades”, acrescenta a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Para ajudar a "bater o martelo"

A versão inicial do Comprasnet Mobile já oferta funções que aperfeiçoam a competitividade e a transparência nas compras públicas. E a previsão é que mais funcionalidades sejam entregues - como a voltada para as cotações eletrônicas, que deve ficar disponível em março.

Um lembrete: para ser fornecedor do governo, é preciso se registrar pelo Sicaf, o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. O cadastro e atualização de dados são feitos 100% de forma digital, pelo sistema, e de forma segura, com uso de certificado digital. Após o cadastro, o fornecedor já se torna apto a ofertar materiais e serviços para os entes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, no âmbito do Sistema Integrado de Serviços Gerais (Sisg).

Download

Clique aqui para baixar o Comprasnet Mobile para Android, e aqui para iOS.

Dúvidas?

Consulte o Perguntas e Respostas ou entre em contato com a Central de atendimento pelo 0800 978 9001.

Contato