Notícia
Tecnologia
Serpro desenvolve soluções de Inteligência Artificial para a PGFN

Atendimento cada vez mais fácil, ágil e seguro ao cidadão é a expectativa da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) com duas soluções de Inteligência Artifical (IA) desenvolvidas pelo Serpro. A primeira delas é uma rede neural, que usa algoritmos de aprendizagem de máquina, para identificação de padrões e classificação dos requerimentos de revisão de dívida dos contribuintes. A segunda solução é um chatbot, também conhecido como assistente virtual, um programa de computador que simula um ser humano na conversação com as pessoas.
O gerente do Departamento de Negócios de Soluções para PGFN do Serpro, Luiz Tomé, explica que a rede neural vai interpretar as solicitações realizadas pelos contribuintes e sugerir para o procurador responsável o deferimento ou indeferimento do pedido. Já o chatbot será incluído no site do Regularize, portal de serviços da PGFN, com objetivo de tirar dúvidas e dar algumas orientações. "No momento, uma Prova de Conceito (POC) da tecnologia de IA para o cliente está em fase de conclusão. Até o início de 2020, a solução será disponibilizada efetivamente," comenta o gerente.
"São soluções inovadoras, que fogem do tradicional, por empregarem as mais modernas técnicas de inteligência artificial do mercado. A PGFN se beneficiará com a redução do tempo gasto pelos procuradores na análise de requerimentos, pois a IA permite a automatização de processos, que antes eram feitos por humanos e passam a ser automáticos, trazendo, portanto, mais eficiência ao processo. Os contribuintes também se beneficiarão com a agilidade nas respostas e com a maior facilidade na obtenção de informações", pontua o gerente Tomé.
O desenvolvimento dessas ferramentas está sob a responsabilidade da Superintendência de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial do Serpro, que tem um Centro de Excelência em Analytics e Inteligência Artificial (CoE), atuante para prover melhores práticas, desenvolvimento de soluções, pesquisa e inovação, suporte e treinamento.
O procurador-geral adjunto de Gestão da Dívida Ativa da União, Cristiano Neuenschwander de Morais, ressalta que a PGFN vem adotando diversas iniciativas com objetivo de realizar a transformação digital do órgão e, com isso, aumentar a entrega de valor para a sociedade. E destaca: "assim, a utilização de ferramentas de inteligência artificial nos diversos processos de trabalho é fundamental para o sucesso das estratégias. Nesse contexto, a solução desenvolvida pelo Serpro, que objetiva auxiliar nas análises dos requerimentos dos contribuintes, possui grande potencial para melhorar o tempo e qualidade das respostas aos contribuintes. O Serpro é parceiro estratégico da PGFN, cuja importância é cada vez mais realçada a cada nova entrega apresentada".
PGFN
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), dentre outras atribuições legais, é responsável por inscrever em Dívida Ativa da União (DAU) e efetuar a cobrança de débitos tributários e previdenciários, vencidos e não pagos.
Dentre as perguntas mais frequentes encaminhadas para o órgão, destacam-se as de pagamentos de débitos, parcelamentos, cadastramento no Regularize e registro de denúncias.