Notícias

notícias

Artigo

Tecnologia

Qualificação Cadastral, o que é e como fazer?

Saiba como aprimorar, validar e atualizar as informações sobre seus clientes
Qualificação Cadastral, o que é e como fazer
by Comunicacao Institucional Serpro — 05 de september de 2019

O que você sabe sobre seus clientes? Seja empresa, governo ou mesmo um profissional autônomo, a pergunta é fundamental para qualquer prestador de serviços. Cada fornecedor precisa saber quem é e como se comporta seu consumidor, porque sem diálogo e adaptação permanentes ao público-alvo, a instituição se isola e morre. E de nada adianta uma missão definida, uma visão ambiciosa, ou valores e objetivos empresariais arrojados.

Dicas

O trabalho de qualificação cadastral não termina nunca. Para que o cadastro permaneça válido e útil, os dados devem ser atualizados periodicamente e checados sempre. Uma das recomendações básicas dadas às instituições financeiras é conferir, junto à base da Receita Federal do Brasil, se o CPF do cliente em potencial é válido. Outra dica importante é checar todos os dados da ficha cadastral com base nos documentos apresentados, verificando a consistência e a integridade de todo o conjunto das informações.

Qualificando o empregado

Uma ferramenta do governo tem levado os empresários do país a descobrir, desde 2018, a importância da qualificação cadastral. Trata-se do eSocial, solução desenvolvida pelo Serpro que unifica as informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias dos empregados brasileiros. O eSocial vem se tornando gradativamente obrigatório e, nesse ambiente, a qualificação cadastral é fundamental, até porque o envio de informações equivocadas pode gerar a responsabilização dos gestores.

Tudo em tempo real

Já uma segunda solução desenvolvida pelo Serpro, o Datavalid, permite a validação de informações cadastrais, identidade e dados financeiros de pessoas físicas e jurídicas. É uma espécie de qualificação cadastral em tempo real, por meio de uma consulta automática às bases originais do governo para a verificação de dados. Aquele banco, por exemplo, que estava em dúvida quanto à real identidade de um possível tomador de empréstimos pode receber, de forma imediata, um índice de similaridade. Diante de uma foto com nome ou CPF, sabe-se que, de acordo com informações do próprio governo, existe um determinado percentual de chance daquelas informações serem falsas ou verdadeiras. É um acesso a informações atualizadas e sem intermediários, o que permite que o empresário tenha seu cadastro qualificado com garantia de confiabilidade, disponibilidade e desempenho.

Uber, Havan e 99

Um bom exemplo de uso do Datavalid são os contratos com a Uber e a 99. Os motoristas, antes de cada viagem, tiram uma selfie e têm sua identifdade validada. A checagem é feita junto ao banco de dados do Denatran, enquanto os dados das CNHs continuam guardados de forma criptografada e segura. Já a Havan utiliza a mesma tecnologia para evitar fraudes no crediário. Após adotar a solução, a loja de departamentos passou a oferecer liberação de crédito em poucos minutos. Para permitir uma melhor qualificação cadastral, o Datavalid oferece um pacote de identificação que inclui CPF, data de nascimento, filiação e outras informações documentais, além de identificação biométrica facial e digital.


Contato