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Aprimorando o gov.br para o cidadão

Ganhadores do HackSerpro apresentam soluções para facilitar a navegação pelo portal
Registro com os vencedores do Hackathon
by Comunicação Institucional do Serpro — 07 de november de 2019

Quanto mais simples e intuitiva é a navegação por um site e seus serviços, mais o usuário da web curte e acessa esse ambiente. Apostando nisso, foi realizada mais uma edição do HackSerpro, uma maratona de desenvolvimento que rendeu soluções para aprimorar a experiência do brasileiro no acesso aos serviços públicos disponíveis no portal gov.br.

“Criamos uma solução para trazer uma dinâmica mais fácil e rápida e, assim, minimizar o tempo do usuário ao buscar um serviço dentro do portal. Ou seja, se ele ficar por mais tempo no gov.br é que seja porque está gostando do que está encontrando e explorando mais o portal”, comentou Davi Carvalho, de 29 anos, da Sagi Team, a equipe vencedora do hackathon. O time apresentou uma funcionalidade que com mecanismos, como análise e indexação textual, permite que o portal retorne resultados mais certeiros para o que o cidadão buscar.

Por sua vez, a Slash Dot Dash, a equipe ganhadora do segundo lugar, usou ferramentas para propiciar que pessoas façam buscas por meio da voz, o que facilitaria, por exemplo, o acesso e a disseminação dos serviços públicos do gov.br entre pessoas que não sabem escrever. “Mais importante que o prêmio é a oportunidade de participar da construção de uma solução para atender a uma demanda concreta da sociedade”, destacou José Aquino, de 66 anos, o mais experiente participante desta edição da maratona. “E a gente apresentou uma solução que reordena os serviços do governo de acordo com o perfil do cidadão”, contou Eduardo Fanelli, de 29 anos, da Dream Team, equipe ganhadora do terceiro lugar.

A meta do governo, por meio do portal gov.br, é centralizar 100% dos serviços públicos federais em um único ambiente on-line até dezembro de 2020. Neste processo, o governo sabe que, com as rápidas mudanças culturais e tecnológicas, deve ser constante o aperfeiçoamento de soluções para o alcance de serviços públicos cada vez mais ágeis, eficazes e seguros. E esse aprimoramento deve contar com suporte dos entusiastas da TI.

“Este é mais um dos hackathons que realizamos e, cada vez mais, a maratona é bem-sucedida. É um evento de muita importância porque liga os órgãos do Estado com jovens iniciando carreira e com profissionais com certa maturidade”, ressaltou o diretor de Operações do Serpro, Antonino Guerra, na cerimônia de premiação do HackSerpro, que deu prêmios de R$ 12 mil, R$ 8 mil e R$ 6 mil, por equipe.

Próxima edição

Esta edição do HackSerpro foi realizada durante a 5ª Semana de Inovação, evento que tem como objetivo colocar a agenda de inovação no centro da estratégia de governo. O hackathon foi organizado em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Anteriormente, em setembro, o Serpro realizou um hackathon em Recife/PE, com foco na ciência de dados. Em julho, fez um hackathon, em Brasília/DF, sobre o “acesso gov.br”, ferramenta de login único que garante a identidade de cada cidadão. E o próximo HackSerpro acontece de 8 a 10 de novembro, em Belém/PA, novamente com o tema ciência de dados.

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