Notícia
Governança estatal
Serpro obtém certificação máxima em indicador de governança estatal
O diretor-presidente em exercício do Serpro, Iran Porto Júnior (à direita), recebeu o certificado das mãos do Ministro do Planejamento, Esteves Colnago Júnior.
O Serpro recebeu nesta sexta-feria, 11 de maio, o certificado Nível 1 do Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest): IG-Sest. O resultado da segunda edição da certificação foi apresentado em solenidade no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, pelo próprio ministro Esteves Colnago.
Na primeira avaliação do indicador, em novembro do ano passado, a empresa ficou entre as instituições do nível 2, com uma nota de 6,14. Em apenas um semestre, o Serpro avançou nas práticas de governança e alcançou a nota de 9,5, elevando o nível na certificação.
Entre as maiores
“O Serpro conseguiu, em pouco tempo, colocar-se entre os 16 representantes do Nível 1, ficando apenas 0,5 pontos da nota máxima”, destaca a diretora de Governança e Gestão do Serpro, Izabel Freitas, que atribui esse sucesso ao esforço coletivo. “Todas as diretorias e unidades empresariais contribuíram, nos temas de suas responsabilidades, na estruturação de melhores processos, na qualificação da elaboração de políticas e na transparência das informações e relatórios”, afirma.
A diretora enfatiza que o Serpro divide posição com grandes estatais federais, atuando no mesmo patamar de empresas que são referência em seus mercados. “Principalmente, aquelas de economia mista que têm acionistas privados, minoritários. Elas têm obrigações com o mercado de capitais que já exigiam, há muito tempo, esse nível de maturidade de governança”, acrescenta Izabel Freitas.
O IG-Sest
O indicador de governança das estatais é medido semestralmente e avalia itens de gestão, riscos, compliance e governança. Busca conformidade com as melhores práticas de mercado e maior nível de excelência para as empresas federais de controle direto da União (dependentes e não dependentes).
O objetivo do índice é avaliar o cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei nº 13.303/2016, regulamentada pelo Decreto nº 8.945/2016, e as diretrizes estabelecidas nas Resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) (Decreto nº 6.021/2007).
Os ciclos de acompanhamento serão trimestrais e o IG-Sest é apurado em três dimensões: I. Gestão, Controle e Auditoria; II. Transparência das Informações; e III. Conselhos, Comitês e Diretoria. Cada Dimensão é composta por Blocos que, por sua vez, contêm Itens de Avaliação. Veja a matéria do Planejamento com a relação das empresas nos níveis 1 e 2 do indicador.