Notícias

notícias

Notícia

Comércio Exterior

Nova API Serpro facilita a rotina de instituições financeiras que operam no mercado de câmbio

Solução dá acesso a informações que auxiliam o processo de avaliação de crédito de empresas exportadoras
Ilustração com navios containeres e avião, representando o fluxo de mercadorias para exportação
por Comunicação Institucional do Serpro — 13 de junho de 2018

Desde o fim de maio, instituições financeiras habilitadas a operar no mercado de câmbio contam com um novo serviço do Serpro. Trata-se da API Consulta DU-E, que possibilita consultas automatizadas à Declaração Única de Exportação (DU-E) e retorna informações de natureza administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística que caracterizam a operação de exportação de bens.

"Atualmente, para a concretização de operações cambiais que viabilizam os procedimentos de exportação de empresas nacionais, as instituições financeiras exigem documentos (físicos ou digitalizados), em atendimento a normas do Banco Central do Brasil. É esse processo burocrático de comprovação documental que deixa agora de ser um problema com a nova API do Serpro", explica Paulo Ramos, gerente do departamento de Comércio Exterior do Serpro. De acordo com ele, a solução elimina a necessidade de envio de documentos e torna a conferência dos dados mais rápida e segura, pois acessa diretamente a base de dados da Receita Federal do Brasil (RFB) e do Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

"O Portal Único do Comércio Exterior, implantado em 2017, centralizou em um único documento todas as informações da exportação. E, a partir de agora, com a API Consulta DU-E, o acesso a essas informações se dá de forma mais fácil e adotando os principais requisitos de segurança e tecnologias de mercado", acrescenta o líder do projeto no Serpro, Thiago Oggioni.

Na avaliação deles, a adoção da Consulta DU-E melhora o processo de conferência documental e reduz drasticamente a possibilidade de fraudes, pois, em apenas um clique, os bancos poderão validar e acompanhar todo o fluxo da exportação para realizar a liquidação do câmbio, do registro até a averbação.

Ágil e fácil de usar

Um dos destaques deste novo serviço do Serpro é a facilidade de contratação, que pode ser feita 100% on-line, com a rápida liberação de acesso à ferramenta. A API Consulta DU-E conta ainda com uma tabela de preços flexível, de acordo com a quantidade de consultas, e que se adapta às necessidade de cada perfil de cliente. O serviço oferece a possibilidade de degustação gratuita - por 30 dias ou de 3.000 consultas, o que ocorrer primeiro. Na prática, isso quer dizer que se o cliente não ficar satisfeito, pode cancelar a contratação no decorrer da degustação, sem nenhum custo.

Acesse, saiba mais detalhes e experimente a API Consulta DU-E na página do produto no portal do Serpro.

O que é uma API?

Em geral, APIs são um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseada na Web. No caso da API Consulta DU-E, trata-se de uma interface de programação para aplicativos de grandes consultas, que obtém informações fidedignas, em tempo real, sem afetar a performance do ambiente governamental. A solução foi criada pelo Serpro em parceria com o MDIC e a RFB a fim de atender a demanda de instituições financeiras para acessos em massa e automatizados na base de dados do Portal Único do Comércio Exterior.

Contato