Notícias

General

Tesouro Transparente

Tesouro Nacional lança novo portal de transparência

por Comunicação Empresarial do Serpro — 20 de março de 2017
Site com desenvolvimento do Serpro facilita o acesso da população a informações sobre as finanças públicas
Portal do Tesouro Transparente

Mais interativo, dinâmico e prático. Assim está o novo portal Tesouro Transparente, desenvolvido pelo Serpro, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que oferece informações sobre finanças públicas de fácil entendimento para a sociedade. Lançado, nesta sexta-feira, dia 17 de março, em Brasília, pela STN, o novo ambiente traz painéis e gráficos interativos que permitem a fácil visualização e o acompanhamento de informações atualizadas e o cruzamento de dados que auxiliam gestores na tomada de decisão.

Coordenador-geral de Sistemas e Tecnologia da Informação da STN (Cosis), Lincoln Moreira Junior"Inauguramos uma nova fase de transparência para a sociedade. Não se trata só de uma transparência para órgão de controle. Estamos preocupados com os aspectos legais, regulamentares, mas também com a capacidade da sociedade ter, ler, absorver e trabalhar as informações do Tesouro. O controle social é importante para sustentar o pilar da democracia e o Tesouro abre os números, dando espaço para que a sociedade possa saber como são feitos os cálculos, as projeções, o acompanhamento do limite dos gastos, sem deixar margem para diferentes interpretações de dados”, destaca o coordenador-geral de Sistemas e Tecnologia da Informação da STN (Cosis), Lincoln Moreira Júnior.

Novidades

O Portal Tesouro Transparente agora está dividido em três grandes temas: “Painel de séries temporais”, “Painel do teto de gastos” e “Painel de operações de crédito”, além dos tópicos de dados abertos, que são as informações brutas existentes no antigo portal. Cada tema apresenta dados de diferentes maneiras para serem explorados como o usuário preferir. Ao navegar pelo site, é possível realizar recortes de dados, fazer seleções múltiplas para análises comparativas entre gráficos, realizar filtros com variações de dados, exportar informações para programa de planilha eletrônica, entre outras possibilidades para o enriquecimento da análise.

De acordo com o chefe de divisão do Departamento de Desenvolvimento de Experiência do Usuário do Serpro, Marcos Alves, o projeto de desenvolvimento começou no início de 2017 e está em evolução contínua. “No início, focamos na navegação, na experiência de usuário e na usabilidade do portal. A próxima etapa será trabalhar a responsividade do site”, afirmou Marcos.

O coordenador-geral da Cosis acredita que existe uma grande necessidade de gerar rápidas e diferentes perspectivas de informação e o Tesouro, em parceria com o Serpro, está disponibilizando a quem faz negócio o poder de gerar dados para a tomada de decisão. “Entramos entendendo a parte de negócio e o Serpro trouxe a arquitetura, o arcabouço, a tecnologia de internet de portal para podermos garantir e viabilizar a apresentação de informações trabalhadas e interpretadas que possam ser consumidas dentro de uma plataforma segura”, ressaltou Lincoln.

Tecnologia

O novo portal foi desenvolvido pelas equipes da Superintendência de Suporte e Dados do Serpro em conjunto com o Núcleo de Sistemas de Informações de Negócio da STN (Nusin).

Para a construção da página de apresentação do portal e as chamadas das notícias, o Serpro utilizou a ferramenta Joomla, um dos principais sistemas de gestão de conteúdo para desenvolver sites com design customizado. O CKAN - Comprehensive Knowledge Archive Network, que é uma aplicação web de catalogação de dados, foi usado para fazer a página de dados e organizar as informações por temas no site.

Já o Tesouro utilizou o software de Business Intelligence (BI) Qlikview para a construção de painéis e gráficos da página do teto dos gastos. A ferramenta agrupa informações e exibe os dados de uma forma visual mais atraente. Além disso, o Tesouro usou o D3JS, solução que produz visualizações dinâmicas e interativas de dados, para fazer a biblioteca de dados da página de painéis de séries temporais do portal.

Contato