Notícias

Geral

e-Gov

Racionalizando o Gasto Público com o sistema Siads

por Comunicação Empresarial do Serpro - Brasília — 19 de abril de 2017
Tesouro Nacional promove evento sobre a ferramenta desenvolvida pelo Serpro, que promove melhor gestão de bens móveis na administração
Abertura Siads

Terça e quarta-feira, dias 18 e 19 de abril, representantes do governo federal participaram do IV Simpósio e Oficina de novas funcionalidades do Siads, ferramenta desenvolvida pelo Serpro para gestão de bens móveis na administração pública. Na atividade, servidores que atuam nas áreas de gestão, logística, patrimônio, custos e contabilidade puderam discutir e conhecer as novas funcionalidades da solução. O evento duplo foi realizado em Brasília, na Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Transparência e controle dos gastos

A mesa de abertura do IV Simpósio Siads contou com representantes do Ministério da Fazenda, Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Serpro, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Esaf. “Somos um grupo variado que, por si só, já representa uma rede de utilização do sistema”, afirmou a subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Milhomem. Ela destacou que a atuação do Tesouro é baseada em um tripé: equilíbrio fiscal, transparência dos dados e melhoria do gasto público. “E o Siads é a ferramenta ideal para a promoção desses valores”, complementou.

A subsecretária lembrou que, como a ferramenta é feita pelo Serpro, também desenvolvedora do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), há uma total integração entre as duas soluções. “Eu acredito na sistematização completa das informações de custos. Nós queremos implantar o Siads na administração pública como um todo”, concluiu Gildenora.

Federalismo fiscal

Representando o BID, Maria Cristina Mac Dowell lembrou que o Siads “é um sistema completo”, que permite os controles logístico, de contabilidade e de custos. Mac Dowel indicou que o Banco Interamericano, no âmbito do programa Profisco II, pretende liberar recursos para permitir a utilização do sistema por Estados e municípios. “Será uma contribuição importante para o aperfeiçoamento do federalismo fiscal brasileiro”, avaliou.

"O sistema é um grande insumo para a apuração de custos e aprimoramento de políticas públicas”, declarou o coordenador-geral de Programas e Projetos de Cooperação da Fazenda, Luiz Alberto Palmeira. O diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, por sua vez, assegurou o compromisso da empresa com o sistema. “A dedicação do Serpro ao Siads é total. Uma solução diferenciada para a qual entregamos o que há de melhor no mercado”, afirmou Cesero.

Estande Serpro Siads.jpgContrate o Siads

Após a abertura do evento, clientes de diversos órgãos da administração compartilharam suas experiências com o Siads. Foram apresentações sobre o sucesso na implantação e uso da ferramenta. Ao final, o superintendente do Serpro, Marco Aurélio Sobrosa, explicou o processo de contratação do sistema. Para saber como contratar o Siads, acesse o site da solução e entre em contato com a equipe de vendas. A empresa também montou estande no evento, demonstrando soluções multiclientes como o sistema HisAq, a Nuvem Serpro, a Gestão de Margem Consignável, a certificação digital mobile, o Serpro Drive e a Infovia.

Oficina Siads: novas funcionalidades

Na quarta-feira, segundo dia do evento, foi a vez dos servidores conhecerem, em primeira mão, as novidades do Siads. O dia foi marcado por oficinas direcionadas aos usuários. Novas funcionalidades foram apresentadas, como o inventário eletrônico, a análise e atendimento web e a integração com o subsistema de Contas a Pagar e a Receber do Siafi. “Para o Serpro, é interessante ver a percepção real dos clientes. Vamos colher as reações às novas funcionalidades e levaremos as sugestões em conta”, comprometeu-se o diretor André de Cesero.

Sobrosa Siads.jpg

Superintendente do Serpro, Marco Sobrosa, falou sobre o processo de contratação do Siads.

Contato