Notícias

Geral

Código aberto

Serpro presente no Fórum de Tecnologia em Software Livre

por Comunicação Institucional do Serpro - Curitiba — 29 de setembro de 2017
Evento realizado em Curitiba contou com a presença do diretor Iran Porto Júnior na mesa de abertura

Apesar de contar com atividades já desde a quarta-feira, dia 27 de setembro, a nona edição do Fórum de Tecnologia em Software Livre teve sua abertura oficial somente na tarde desta quinta-feira, dia 28, no auditório do Campus Central da UTFPR, em Curitiba. O evento, que tem o apoio do Serpro, contou com a presença, em sua mesa de abertura, do diretor de Operações, Iran Porto Júnior, representando a diretora-presidente, Glória Guimarães.

Em sua fala, Iran elogiou o engajamento dos participantes nas atividades previstas na grade de programação. "É com felicidade que vejo os cursos e palestras bastante lotados", disse. Iran aproveitou para ressaltar o espírito de cooperação que, em sua visão, deve nortear o Fórum. "Temos de cada vez mais fomentar parcerias", opinou, ao pontuar a respeito da presença de representantes do setor público e privado na mesa de abertura e entre os palestrantes.

Estaleiro

Mais cedo, no período da manhã, o representante do Serpro, João Bosco Júnior, falou sobre a plataforma de desenvolvimento Estaleiro. João, que é chefe da divisão de engenharia de plataforma como serviços e segurança de ambiente, explicou como a criação da plataforma ajudou a modificar a cultura da empresa e como ela funciona.

Ele ressaltou que o Estaleiro foi construído a partir de uma noção de TI conhecida como Bimodal. "Grosso modo, é como se dentro da empresa você fundasse outra empresa, como se fosse uma startup", explicou. Significa dizer que esta outra "empresa" teria liberdade para funcionar em caráter experimental, com maior liberdade no que diz respeito a regras que normalmente são aplicadas dentro da organização "maior".

O resultado foi uma solução de TI com um maior foco nas regras e necessidades do negócio, e um esforço menor com infraestrutura e provisionamento de recursos. Tudo isso resultou em uma plataforma avançada, incorporando, por exemplo, soluções de automatização de testes de segurança, e elogiada por empresas como a Intel e a CA Technologies.

O FTSL

O Fórum de Tecnologia em Software Livre é um evento anual que conta com o apoio do Serpro e de diversas instituições públicas e privadas do estado do Paraná e de todo o Brasil, com o intuito de fomentar o desenvolvimento tecnológico e a criação de novos negócios de TI na região. Esta edição, que tem programação até a tarde de hoje, 29, está sendo realizada nas instalações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Contato