Notícias

General

Trânsito

Serpro participa do IV Encontro Nacional dos Conselhos de Trânsito

por Comunicação Empresarial do Serpro - Brasília — 22 de março de 2017
Soluções Radar e SNE são apresentadas no evento em Florianópolis
image-andre2.jpeg

Nesta quarta-feira, 22 de março, o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, apresentou as soluções Radar e SNE aos participantes do IV Encontro Nacional dos Conselhos de Trânsito, evento que acontece em Florianópolis, de 21 a 23 de março.

Os dois sistemas foram desenvolvidos pela empresa e oferecem, para órgãos autuadores, agentes de trânsito e cidadão, mais praticidade, agilidade e segurança, além de mais integração nos processos que compõem o ciclo da infração.

O Radar integra diversas bases de dados para proporcionar, ao agente da lei, eficiência e segurança na tomada de decisões, agilizando processos que vão desde o preenchimento de autos de infrações, até o despacho de notificações e consulta de dados de condutores e de veículos registrados em qualquer unidade federativa. Uma grande vantagem do Radar é o envio de todas as notificações de infrações de trânsito (estaduais e interestaduais) de forma eletrônica pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

Já o SNE é uma solução web e mobile que permite ao cidadão e às empresas o recebimento eletrônico das notificações de multas. A partir da notificação, a multa pode ser paga com 40% de desconto, desde que o usuário reconheça a infração e não queira apresentar defesa prévia. Além disso, é preciso que o motorista esteja cadastrado no SNE e que o órgão autuador responsável pelo registro da infração já tenha aderido ao sistema.

"O convite para participação no evento foi feito pelo diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, e atingiu o objetivo esperado, que é o de despertar o interesse dos Cetrans (Conselhos de Trânsito). Eles desconheciam a possibilidade de contratação do Serpro por parte dos Detrans e elogiaram bastante as nossas soluções. Com certeza, haverá grande mobilização destes Conselhos para que as adesões dos Estados andem a uma velocidade maior", destacou André.

Adesão ao sistema

Diretor André de Cesero apresentou soluções do SerproAo todo, existem cerca de 1.500 órgãos autuadores no Brasil que executam, juntos, uma média de 60 milhões de infrações de trânsito por ano. Os órgãos de trânsito que tiverem interesse em aderir ao sistema devem acessar a página: https://servicos.serpro.gov.br/radar/.

Convênio com Bombinhas

No dia 21 de março, o diretor André de Cesero participou do evento de assinatura do convênio entre a Prefeitura de Bombinhas (SC), representada pela prefeita Ana Paula da Silva, e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), representado pelo diretor Elmer Vicenzi.

O convênio promoveu o acesso da cidade ao Banco de Dados Nacional de Veículos, utilizando as informações para notificar os turistas que visitaram a cidade, mas que ainda não efetuaram o pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA).

"É o primeiro contrato que o Serpro faz que possibilita acesso a uma base de dados do Denatran, base nacional. Isso realmente quebra um paradigma da possibilidade de contratação desse serviço pelos municípios, o que vai chamar a atenção de outros municípios sobre a possibilidade de contratação do Serpro", destacou o diretor. 

Crédito da foto: Manuel Caetano

Contato