Notícias

General

Consumo consciente

Serpro comemora resultados no combate ao desperdício da água

por Comunicação Empresarial do Serpro — 21 de março de 2017
No Dia Mundial da Água, a empresa destaca ações bem sucedidas para evitar gastos desnecessários
Economia Água Externo.jpg

Você já deve saber que a água é um dos recursos mais importantes do nosso planeta. Ela está presente nas nossas refeições, faz parte da nossa higiene, é essencial na produção de vários materiais e ainda compõe cerca de 60% do nosso corpo. Mas você sabia que apenas 0,77% da água do mundo está disponível para o consumo humano? E que, de toda água disponível, muito ainda é desperdiçado ou poluído? E mais: você pode estar sendo um dos responsáveis por esse desperdício?

É isso aí! Toda vez que você deixa a torneira aberta sem necessidade, utiliza mais de um copo plástico para o consumo de água ou imprime mais do que o necessário, contribui para agravar a escassez de água no mundo. É por isso que o Serpro trabalha arduamente para ser cada vez mais uma empresa ambientalmente responsável.

Uma empresa consciente

A chefe de divisão de Responsabilidade Social e Cidadania do Serpro, Dedite Batista, ressalta que, além de se preocupar com a conscientização, o Serpro também trabalha para não gastar mais água do que o necessário. Além de contar com um sistema de verificação de vazamentos, também realiza a manutenção periódica do sistema de água e esgoto. “Com o crescimento da população, o consumo descontrolado se torna impraticável ao considerar a quantidade de água disponível. É necessário economizar. É por isso que o Serpro se esforça e se preocupa com esse assunto”, conclui.

Atitudes de grandes impactos

Neste ano, a campanha do uso máximo de um copo plástico por dia contribuiu para uma economia correspondente a mais de 440 mil litros de água, apenas nos prédios da Sede e Regional Brasília, já que a fabricação de um copo descartável consome até três litros de água. Esse custo de produção foi identificado em pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A adoção de um sistema de gestão das impressões no Serpro também contribuiu para reduzir o impacto ambiental da empresa. Além de auxiliar na redução do desmatamento, ajuda na diminuição da utilização desmedida da água. Para fazer uma folha de papel A4, são necessários dez litros de água, como indica a Water Footprint Network (WFN), organização mundial que promove o uso sustentável do recurso.

Ainda para evitar o desperdício, a empresa implementou projetos de climatização que minimizam o gasto de água e instalou descargas a vácuo em três regionais. A utilização de torneiras automáticas com tempo limitado de vazão também contribui para a economia diária. Com essas ações, em apenas dois anos, o Serpro alcançou uma redução de cerca de 15% no consumo geral da água em todas as instalações no país.

O Serpro entende que a água é essencial e limitada, exigindo atenção e ações para o seu consumo racional. Hoje, muitas pessoas já são afetadas pela escassez deste recurso indispensável. Lembre-se que pequenas atitudes podem ter grandes impactos. Celebre o Dia Mundial da Água sendo mais consciente!

Contato