Notícias

Geral

Trânsito

Multas do Detran Ceará já podem ser pagas com 40% de desconto

por Comunicação Empresarial do Serpro - Brasília — 06 de janeiro de 2017
Ao todo, nove órgãos de trânsito já aderiram ao Sistema de Notificação Eletrônica

O Departamento de Trânsito do Ceará aderiu, nesta terça-feira, 3 de janeiro, ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), solução desenvolvida pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A medida vai permitir que motoristas com registro do veículo no Ceará possam pagar suas multas com desconto de 40%, além de possibilitar que órgãos autuadores encaminhem as notificações de infração de forma eletrônica, pelo sistema.

De acordo com o Detran Ceará, cerca de 90 mil multas são emitidas todos os meses pelo órgão e a adesão ao sistema vai garantir uma economia significativa em gastos com papel, impressão e envio de notificações, além de reduzir também custos operacionais.

Para ter direito ao desconto de 40%, o condutor deve fazer um cadastro no SNE e reconhecer o cometimento da infração quando receber a notificação eletrônica de trânsito. O sistema está disponível pela internet ou nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store, bastando acessar o endereço sne.denatran.serpro.gov.br ou fazer o download gratuito do aplicativo SNE Denatran para smartphones e tablets. Até o momento, já foram realizados mais de 360 mil downloads do aplicativo.

Após o cadastro, o usuário vai passar a receber todas as notificações de infrações de forma eletrônica, além de poder conhecer detalhes de cada multa, reconhecer a infração, copiar o código de pagamento e, ainda, fazer download do formulário de indicação do condutor responsável pela infração.

Para os proprietários de veículos que fizerem adesão ao SNE, não será mais emitida multa impressa, somente via aplicativo ou site. Caso a pessoa opte por não mais aderir ao sistema, passa a receber novamente as multas via correio.

Mais informações sobre o sistema podem ser consultadas no endereço servicos.serpro.gov.br/sne.

Quem já aderiu

Lançado em novembro de 2016 pelo Serpro e Denatran, o SNE já foi adotado por dois órgãos federais e seis instituições estaduais de trânsito: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e os Detrans do Ceará, Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Além destes, a prefeitura de Uberaba (MG) também já está integrada ao sistema.

A expectativa é que, até abril deste ano, os mais de 1600 órgãos autuadores existentes no Brasil já tenham aderido ao SNE e, assim, todos os motoristas do país terão a opção do desconto de 40% na hora de pagar as multas.

O que saiu na imprensa

Confira algumas matérias e reportagens publicadas na imprensa cearense sobre o assunto:

Aplicativo garante descontos de 40% em multas de trânsito
Abatimento para pagamentos das infrações no trânsito
Motoristas podem pagar multas com 40% de desconto após Detran-CE aderir ao SNE
Detran-CE adere ao SNE e motorista pode pagar multa com desconto
Motoristas cearenses terão desconto em multas
Motoristas já podem pagar multas com 40% de desconto

 

Contato