Notícias

Notícias

Tecnologia

GovData realiza primeira oficina para órgãos públicos

por Comunicação Empresarial do Serpro - Brasília — 22 de junho de 2017
Curso de dois dias apresentou a plataforma de análise de dados a técnicos do governo federal
portalExterno-OficinaGovData.jpg

Foto: Fabiana Gomes - Ascom/MP

No último dia 20 de junho, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) recebeu técnicos do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) para a realização do 1º Workshop da Plataforma de Análise de Dados (GovData). Com duração de dois dias, a atividade foi apresentada pelo Ministério do Planejamento (MP), Serpro e Dataprev. O objetivo foi promover a adesão dos órgãos do Sisp à plataforma.

Um dos responsáveis por apresentar o GovData foi o analista Rodrigo Hjort, da Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro. Rodrigo disse que esta é apenas a primeira oficina destinada a apresentar a plataforma, e que a segunda já está programada para o início do mês de julho. “O workshop teve como objetivo apresentar aos participantes os recursos oferecidos na Plataforma GovData, apresentando a solução, seus componentes, exploração das bases disponibilizadas, construção de consultas e criação de bases de dados próprias”, disse.

Além disso, também foi objeto da oficina o cruzamento entre bases distintas e uso de ferramentas de descoberta de dados e exploração visual, análise estatística e de compartilhamento de scripts. Entre os participantes, estiveram representantes do MP, dos ministérios da Justiça, Ciência e Tecnologia, Defesa, Transparência, e do Exército, da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Agência Espacial Brasileira (AEB) e Anatel. Os técnicos e gestores do Sisp poderão inscrever-se para os próximos workshops no seguinte endereço eletrônico.

Sobre o GovDAta
A Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal (GovData) simplifica o acesso, compartilhamento e avaliação de gestores públicos a diferentes dados governamentais. Trata-se de um ambiente que disponibiliza cerca de 20 bases de dados do governo federal para os órgãos públicos que a ela aderirem. Entre elas, estão o CPF, Siape, Siafi e Renavam. Outras plataformas podem ser disponibilizadas caso os seus detentores assim o decidam. A plataforma ainda oferece ferramentas de análise de dados para seus usuários e tem, como finalidade, oferecer apoio na formulação de políticas públicas.

Contato