Geral
Interoperabilidade
FACIN é tema de oficina com Abep
O Serpro receberá, a partir do próximo dia 13 de junho, representantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) para uma oficina sobre o Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade e Apoio à Governança (FACIN), já utilizado entre diversos órgãos da administração pública federal. A oficina Abep-FACIN consistirá de quatro encontros, nos dias 13 e 30 de junho e 17 e 25 de julho, no auditório da Sede da empresa, em Brasília, com transmissão por videoconferência para as regionais da empresa e participação remota das entidades estaduais de TIC.
O objetivo da oficina é proporcionar, às empresas e órgãos estaduais de TIC, a oportunidade de conhecer mais sobre o framework e implementá-lo em suas respectivas administrações. Desta forma, elas poderão desenvolver aplicações com alto grau de interoperabilidade e reúso, custos mais baixos e maior usabilidade por parte dos governos estaduais e dos cidadãos.
Marcus Vinícius da Costa, gerente de Integração e Interoperabilidade da Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro, considera que a realização da oficina é importante, dado o cenário atual do setor público brasileiro. "Evidencia a importância de se contar com o alinhamento entre os serviços prestados pela administração pública, os sistemas e soluções de TI que os suportam, a infraestrutura requerida e as necessidades e demandas impostas pela sociedade", disse.
Marcus Vinícius explica que a oficina será realizada nos moldes de uma dinâmica de análise de cenário. "Compreenderão as atividades de identificação do problema, modelagem, análise e construção dos cenários atual e proposto, tendo como ponto de referência as visões do FACIN, descritas em seu Modelo de Conteúdo", detalhou.
A expectativa de Marcus Vinícius é que, ao final do evento, as entidades participantes entendam a importância da governança no atendimento de desafios impostos pela realidade da gestão pública moderna. "A governança pode apoiar esses desafios à medida que, em sua essência, tem como principal objetivo garantir a confiabilidade das organizações, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar uma gestão alinhada e eficiente", finaliza.
Para Romero Guimarães, vice-presidente de tecnologia da Abep, a participação da entidade na oficina é uma oportunidade de desenvolver a governança compartilhada e integrada de processos, sistemas, informações e tecnologias de governos nas esferas federal e estadual. "Significa alcançar um importante objetivo estratégico que é a materialização da integração entre as TI Públicas estaduais (entre si) e com a TI Pública Federal", declarou.
Programação
13/6/2017
9h - Recepção dos participantes e networking meeting
9h20 - Mesa de abertura: A evolução do FACIN e a importância do FACIN na integração pela governança
10h20 - Painel 1: A arquitetura corporativa como suporte a governança e a interoperabilidade
11h20 - Painel 2: A dinâmica da Oficina FACIN – ABEP
12h - Intervalo
14h - Dinâmica: conhecendo os participantes
15h - 17h Painel 3: Entendimento do problema e identificação do cenário pretendido
3/7/2017
15h - 17h Painel 4: Validação do problema e do material levantado
17/7/2017
15h - 17h Painel 5: Apresentação do cenário modelado
25/7/2017
14h30 - Painel 6: Apresentação e validação do documento de realização do cenário
16h - Encerramento