Geral
Big Data
"Estamos vivendo uma era de ouro dos dados"

Evento foi realizado nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, na sede da empresa, em Brasília
A fim de discutir questões tecnológicas e tendências de mercado em big data, o Serpro convidou Doug Cutting, criador da tecnologia Hadoop e um dos fundadores da Cloudera, para particiar da QuartaTec, ciclo de palestras técnicas promovidas pela empresa.
"Hoje a tecnologia permite obter dados de praticamente todas as nossas atividades, como se nossos sentidos se tornassem mais aguçados. Pessoas e empresas podem então utilizar ferramentas para analisar esses dados a fim de fazer previsões, trabalhar melhor e competir com mais eficiência. Esse é só o começo de uma era de ouro dos dados", afirmou Doug.
Perguntado sobre o que recomendaria a uma empresa que está iniciando o investimento em big data, Doug foi direto. "Comece com algo simples. E esteja sempre aberto a experimentar. O ideal é criar um ambiente voltado para experimentos, para explorar e descobrir valor nos dados", aconselhou. De acordo com ele, as instituições estão cada vez mais digitais e um volume cada vez maior de dados está sendo acumulado e organizado. Em sua análise, não só as áreas de tecnologia das empresas tem a ganhar com o big data.
Plataforma livre
Doug também falou um pouco de sua trajetória profissional e da sua opção pelo software livre como metodologia ideal de trabalho. No ano 2000, ele criou um software de busca chamado Lucene e, segundo o próprio Doug, como não era um bom vendedor e queria ver sua solução usada pelas pessoas, optou por abrir o código do software. "Foi uma lição valiosa começar com uma coisa simples e, com o código aberto, poder melhorar e evoluir gradualmente. Eu gostei dessa metodologia", comentou.
Alguns anos mais tarde, nasceu o Hadoop, uma plataforma de software em Java de computação distribuída voltada para clusters e processamento de grandes massas de dados. "Depois de muito trabalho e pesquisa, em 2007 nós alcançamos o nosso objetivo: criamos um sistema de código aberto, escalável e que poderia operar por meses sem problemas. A partir de então, qualquer um que pudesse comprar hardware poderia processar dados nesse modelo. Transformamos os dados em commodities", relembrou Doug.
Para ele, a parte mais bem sucedida da história do Hadoop é o ecossistema construído em torno da solução, num processo evolucionário motivado pelos usuários e baseado na utilidade. "Temos um sistema forte, sem controle central, distribuído pela comunidade e com grandes avanços em dez anos. Acredito que é um sistema que pode sobreviver aos altos e baixos das empresas, se adaptando às mudanças da sociedade", analisou.
Big data no Serpro
O evento também contou com a participação de Rodrigo Hjort, gerente de Tecnologia do Serpro, que falou sobre o panorama atual do big data na empresa e os planos futuros da estatal para a tecnologia. Rodrigo citou a Nota Fiscal Eletrônica, cujo repositório de dados pode servir de insumo para o governo promover tanto o aprimoramento de políticas públicas, como o combate à sonegação fiscal. De acordo com ele, o ambiente da Nota Fiscal Eletrônica produz, a cada cinco anos, cerca de 18 bilhões de notas, ou 170 terabytes de informação.
Rodrigo abordou ainda a GovData, uma plataforma de análise de dados do Governo Federal que permite o acesso a diversas bases de dados para a geração de informações estratégicas a partir da mineração de dados e de análises estatísticas e cognitivas. "O big data tem a ver com velocidade, volume e variedade, mas isso é só metade do conceito. Esses 'Vs' têm que estar associados à criação de formas inovadoras e economicamente viáveis, a fim de produzir insights e subsidiar a tomada de decisão", completou o gerente.
QuartaTec
A QuartaTec é um evento organizado pelo Serpro e que traz discussões sobre novos caminhos a serem seguidos em TI. É aberta ao público externo, ocorre todas as quartas durante o mês de agosto e já abordou os temas Máquinas Inteligentes, Blockchain e Big Data. A próxima edição ocorre no dia 30, falando sobre Internet das Coisas. Inscreva-se!
Gravação
A íntegra da gravação está disponível pelo Assiste - Video Streaming Livre. Confira!