Notícias

Geral

Release

Motoristas de Sergipe já podem pagar multas de trânsito com 40% de desconto

por Assessoria de Imprensa do Serpro — 10 de novembro de 2017
Detran/SE adere ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), tecnologia desenvolvida pelo Serpro para o Denatran que permite abatimento no valor de multas
SNE

O Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) aderiu, neste mês de novembro, ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), solução desenvolvida pelo Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal. O sistema foi criado para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e permite que motoristas possam pagar suas multas com desconto de 40% por aplicativo.

Com a adesão do Detran/SE, os motoristas do Estado podem pagar, com praticidade, comodidade e economia, as multas estaduais emitidas pelo órgão de trânsito. O SNE possibilita ainda uma comunicação mais eficiente e ágil entre motoristas e órgãos de trânsito, diminuindo consideravelmente o tempo de envio das notificações de infração.

A diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, destaca os benefícios que o SNE proporciona para os órgãos autuadores e o cidadão. “De um lado, a solução garante mais celeridade e redução de custo no processo de entrega das notificações. De outro, o cidadão ganha com a facilidade de poder pagar suas multas com desconto e acompanhar as notificações de infração pelo aplicativo. Tudo com muita agilidade, segurança e praticidade”, pontua.

O diretor-presidente do Detran/SE, Cel Luiz de Azevedo, ressalta as vantagens que a solução proporciona na comunicação das infrações. “Nosso objetivo com essa adesão é facilitar o acesso às notificações por parte dos cidadãos, uma vez que a desatualização de endereço dos proprietários de veículos é um grande entrave para que a pessoa seja notificada de suas infrações, o que acarreta para ela a perda de prazo de recurso de defesa”, afirma.

O desconto no valor de multas de trânsito está previsto na Lei 13.281, publicada em maio do ano passado, que altera o Código de Trânsito Brasileiro e garante a possibilidade do motorista ter o abatimento de 40% em seu pagamento.

Como obter o benefício

Para ter direito ao desconto de 40%, o condutor do veículo, além de fazer o cadastro no SNE, deve reconhecer o cometimento da infração de trânsito. O sistema pode ser acessado pela web ou por aplicativo, que está disponível gratuitamente para download nas lojas virtuais Play Store (Android) e AppStore (iOS).

Após o cadastro, o usuário vai passar a receber todas as notificações de infrações de forma eletrônica, além de poder conhecer detalhes de cada multa, reconhecer a infração, copiar o código de pagamento e, ainda, fazer download do formulário de indicação do condutor responsável pela infração. Também é possível a geração de boleto com código de barras, permitindo ao motorista pagar a multa de trânsito tanto pela internet quanto pelo caixa e terminais de autoatendimento das agências bancárias.

Quem já aderiu

Além de Sergipe, os estados que já aderiram ao SNE são: Alagoas, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Paraíba e Pernambuco. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela fiscalização de rodovias federais, aderiu ao sistema em outubro, permitindo que os motoristas de Sergipe e de qualquer outro estado também possam pagar multas de trânsito com desconto de 40%, se cometerem infrações nas rodovias federais operadas pelo DNIT.

Os órgãos fiscalizadores que, então, já fazem parte do sistema, além do DNIT, são o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), a Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop/GO), os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Acre e Alagoas, além das prefeituras de Petrolina (PE), de Campina Grande (PB), de Guarabira (PB) e de 52 municípios do Mato Grosso do Sul.

A aplicação

O SNE, lançado há um ano, tem mais de 670 mil usuários, sendo aproximadamente 638 mil cidadãos e cerca de 40 mil empresas, como locadoras de veículos. Neste período, foram enviadas mais de 400 mil notificações por celular e o aplicativo já contabiliza mais de 1 milhão de downloads, sendo 824 mil para celulares com sistemas operacionais Android e 180 mil para iOS.

 

Assessoria de Imprensa
(61) 2021-8331 / 99241-5285 (Serpro)
imprensa@serpro.gov.br
 
(79) 3226-2006 (Detran/SE)
ascom.detranse@gmail.com
 
10 de novembro de 2017

 

Contato