http://serpro.gov.br/menu/quem-somos/organograma/quem-e-quem/curriculos-unidades-vinculadas-dides

Currículos das unidades vinculadas à Diretoria de Desenvolvimento

Superintendências vinculadas à Diretoria de Desenvolvimento

Superintendência de Digitalização da Receita Federal

Titular: Ricardo Cézar de Moura Jucá

Minicurrículo

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília, tendo ingressado no Serpro em 2001. Atuou no desenvolvimento de sistemas e na implantação do Processo de Desenvolvimento no Serpro, exercendo funções de liderança de projetos e gerência de equipes de desenvolvimento de software no SIEST, SIASG e SIAPE, além da Gerência de Polo de Desenvolvimento de Sistemas do Ministério do Planejamento e Orçamento no período de 2003 a 2006. Em 2007, assumiu a Coordenação de Negócio de Sistemas Logísticos do MP, compreendendo a gestão do ComprasNet, SIASG, SCDP e Portal dos Convênios. Assumiu a Superintendência de Desenvolvimento (Supde) desde abril de 2009.

Superintendência de Digitalização de Governo

Titular: Diego de Azevêdo Ribeiro

Minicurrículo

Executivo de TI, formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, com MBA em Análise Estratégica em Sistemas de Informação na Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Pernambuco, fazendo MBA em Marketing com ênfase em Ambiente Digital. Gestor de TI com experiência em planejamento estratégico de TI, em definição e gestão de arquiteturas SOA, em implantação de área de Business Intelligence e em gestão de tecnologias, projetos e de equipes de desenvolvimento de sistemas.

Ingressou no Serpro em 2005 e, a partir de 2009, passou a responder como Superintendente da Superintendência de Suporte à Tecnologia, onde foi responsável por definir, implantar e sustentar tecnologias e arquiteturas de TI que suportem os objetivos estratégicos da empresa. 

Superintendência de Serviços e Engenharia de Solução Digital

Titular: Rafael Almeida Fernandes Soto

Minicurrículo 

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Salvador (UNIFACS), possui MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Getulio Vargas, certificado em metodologias ágeis Scrum Foundation Professional e DevOps Professional.

Iniciou sua carreira no Serpro em 2010, na Superintendência de Suporte à Tecnologia (Supst), onde atuou como especialista em arquitetura e tecnologia, prestando suporte e consultoria para as equipes de desenvolvimento e unidades de negócio da empresa. De 2011 a 2013, coordenou a internalização e sustentação de tecnologias de barramento corporativo de integração e arquiteturas SOA, atuando em projetos de missão crítica da Receita Federal, Comércio Exterior, PGFN, Denatran e Ministério do Planejamento. De 2014 a junho de 2016, coordenou os departamentos de Componentes e Serviços e Engenharia e Arquitetura da Supst, sendo responsável pelas atividades de construção de arquiteturas de solução técnica, estratégia de reuso, integração de sistemas, gestão de plataformas, tecnologias estruturantes, framework Demoiselle e suporte ao desenvolvimento. De 2016 a 2018, como gerente de departamento da Superintendência de Serviços e Soluções Corporativas(Supss), participou da estruturação da linha de novos negócio do Serpro, atuando em projetos como Radar, Autentikus, Estaleiro, Brasil Cidadão, Vio, Plataforma de Vendas, API Serpro, Datavalid, Centro de Excelência em API, Proid, entre outros. No primeiro semestre de 2019, passou a responder como Superintendente de Serviços e Engenharia de Solução Digital.

Superintendência de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial

Titular: Giordanni Sousa e Paiva

Giordani Paiva

Minicurrículo

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília, possui especialização em Sistemas Orientados a Objetos pela mesma instituição.  Ingressou no Serpro em 2002 como analista de desenvolvimento do Siafi, responsável pelos módulos da Dívida Externa. A partir de 2006 atuou em projetos de definição e implantação de tecnologias de suporte ao desenvolvimento. Entre 2010 e 2016, coordenou o projeto estratégico de modernização do parque de ferramentas de desenvolvimento do Serpro que resultou na implantação de uma solução única de gestão de ciclo de vida de aplicações em todas as unidades de desenvolvimento, negócio e clientes. Em 2017 criou o centro de competência em computação cognitiva com foco na geração de conhecimento e desenvolvimento de sistemas inteligentes com uso de técnicas de inteligência artificial. Coordenou então o desenvolvimento de soluções de reconhecimento facial, biometria digital, visão computacional e processamento de linguagem natural. Em março de 2019, passou a responder como Superintendente de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial.

Contato