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Currículos

Currículos da Diretoria Executiva e dos Conselhos

Conselho de Administração

 

Nerylson Lima da Silva

Presidente do Conselho

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Bacharel em Economia pela União Educacional de Brasília (UNEB), com mestrado em Orçamento e Gestão (Universidade de Brasília-UnB) e MBA em Controladoria e Finanças (Universidade Católica de Brasília–UCB). Atualmente, é subsecretario adjunto de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Fazenda.

Foi diretor Adjunto e de Administração na Escola de Administração Fazendária (ESAF), no período de 2011 a 2014. Na Secretaria do Tesouro Nacional, atuou como Gerente de Execução Orçamentária e Financeira (2008 a 2011). Foi também Gerente de Recursos Externos na Agência Nacional de Águas (2003 a 2007) e Consultor da Unesco (2001 a 2003).

 

Nina Maria Arcela

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Formada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), com pós-graduação em Finanças e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas. Concluiu especialização em Economia, na George Washington University – Institute of Brazilian Issues, e mestrado em Relações Internacionais, na Universidade de Brasília (UnB). Desde 2011, é assessora da Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda para assuntos relacionados às empresas vinculadas à Pasta.

Entre 1994 e 2011, na Secretaria do Tesouro Nacional, exerceu as funções de Gerente de Responsabilidades Financeiras, de Coordenadora-Geral de Responsabilidades Financeiras e Haveres Mobiliários e de Coordenadora-Geral de Participações Societárias. De 1995 até o presente, tem atuado ininterruptamente como conselheira fiscal representante do Tesouro Nacional e do Ministério da Fazenda em diversas entidades, como empresas públicas, sociedades de economia mista e instituições sem fins lucrativos.

 

Iêda Aparecida de Moura Cagni

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Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (FADA), pós-graduada em Administração Pública (Fundação Getúlio Vargas) e em Direito Público (Faculdade Processus). É procuradora da Fazenda Nacional, ocupando atualmente a função de diretora de Gestão Corporativa da Procuradora Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Na PGFN, foi também coordenadora-geral de Administração, sendo responsável por gerenciar as atividades relacionadas a orçamento, programação e execução financeira, recursos materiais e patrimoniais, convênios, licitações, contratos, obras e serviços de engenharia, gestão de documentos e serviços gerais, em articulação com as demais unidades do órgão. Atuou, ainda, nos conselhos fiscais da BB Gestão de Recursos - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A (BB DTVM), controlada pelo Banco do Brasil, e da Valec-Engenharia, Construções e Ferrovia.

 

Luís Felipe Salin Monteiro

Foto Luis Felipe Salin Monteiro

Mestre em gestão de tecnologia da informação pela Universidade Católica de Brasília e pela Fundação Getúlio Vargas, tem formação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria. Servidor da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento, é atualmente Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Anteriormente, como Diretor de Modernização, iniciou o movimento de inovação no setor público, com a criação da Rede InvovaGov. Também no governo, dirigiu o Departamento de Sistemas de Gestão de Pessoas e coordenou a TI do Ministério das Comunicações, sempre atuando em projetos de modernização e de tecnologia da informação.

 

André dos Santos Gianini

André Gianini

Bacharel em Sistemas de Informação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-graduando em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Advogado inscrito na OAB-RJ. Mais de 15 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação. Desde setembro de 2005 atuando como Analista de Sistemas concursado do SERPRO, atualmente trabalhando com DW, Business Intelligence e Big Data.

 

Evandro Barreira Milet

Evandro Millet

Bacharel em Matemática pela UnB, Mestre em Informática pela PUC/RJ, Pós graduado em Administração Pública pela FGV/RJ. Foi Superintendente de Desenvolvimento no Serpro, Diretor da Finep, Presidente da Dataprev, Presidente da empresa de consultoria em Gestão MCG Qualidade, Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória, Diretor Técnico do Sebrae/ES. É Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC. É atualmente  Conselheiro de Administração do Banestes, do Ibef/ES,  consultor, palestrante e articulista em jornal e rádio nos temas de inovação e estratégia. Autor do livro Qualidade em Serviços (Ediouro).

 

Ivanyra Maura de Medeiros Correia

Ivanyra Correia

Bacharel em Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA pela The Wharton School (University of Pennsylvania). Possui experiência superior a 25 anos como executiva, tendo sido junto à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), conselheira de administração da Zurich Resseguradora e Diretora estatutária da Zurich Minas Brasil Seguros, Zurich Brasil Capitalização e Zurich Previdência, empresas pertencentes ao Grupo suíço Zurich Seguros. Foi diretora administrativa financeira, para América Latina e Ásia, da Penske Logistics, pertencente ao grupo americano General Electric (GE); diretora administrativa e financeira da subsidiária brasileira do Grupo francês Fnac; Gerente Geral de Finanças do Grupo Votorantim; Superintendente América Latina do Grupo mexicano Amanco e vice-presidente América Latina para o banco americano Bank of America.

Auditoria Interna

Órgão vinculado ao Conselho de Administração

Titular: Carlos Moraes de Jesus

Carlos Moraes de Jesus

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), no ano de 2007, e bacharel em Direito pela mesma universidade em 2015, atuou como pesquisador no Grupo de Estudos em Direito das Telecomunicações, do Núcleo de Direito Setorial e Regulatório (GETEL/UnB) e advogado colaborador na Defensoria Pública do Distrito Federal.

Desde 2009, é auditor federal de Finanças e Controle da CGU, onde ocupou os cargos de coordenador-geral de Auditoria das Áreas de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, de 2016 a 2017, de coordenador-geral de Auditoria das Áreas de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de 2013 a 2016, e de chefe de divisão nos dois anos anteriores. Em 2017, também atuou como coordenador de Comissão de negociação de Acordo de Leniência. Além disso, exerceu o cargo de analista de Engenharia Elétrica do MPF de 2008 a 2009.

Na área de auditoria, coordenou e supervisionou avaliações operacionais e de integridade sobre as empresas vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fundos públicos e programas federais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conselho Fiscal

 

Fernando José Alves dos Santos
Fernando José Alves dos Santos 
Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com pós-graduação em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EPGE).  Na Secretaria do Tesouro Nacional - STN, exerceu, entre 2005 e 2012, a função de Gerente de Análise de Empresas Estatais na Coordenação-Geral de Participações Societárias. Na STN atuou também, entre 2012 e 2017, como Gerente de Operações Estruturadas na Coordenação-Geral de Fundos e Operações Fiscais e, entre 2017 e 2018, como Gerente de Riscos Fiscais na Coordenação-Geral de Planejamento e Riscos Fiscais. Desde 2005 tem atuado como conselheiro fiscal representante do Tesouro Nacional em empresas públicas e sociedades de economia.
 

 

Jersilene de Souza Moura

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Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre, pós-graduada em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes e pela Fundação Getúlio Vargas, na qual também se especializou em Administração Pública.

Desde junho de 2010, é Procuradora da Fazenda Nacional, ocupando atualmente o cargo de Coordenadora de Gestão de Pessoas da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Já atuou como Procuradora-Chefe (2012-2015) e como Chefe da Dívida Ativa (2015-2016) na PFN de Rondônia, onde também foi Procuradora do Estado, entre 2001 e 2010. Além disso, exerceu o cargo de Técnico Judiciário no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (1998-2001).

 

Fernando Pedrosa Lopes

Fernando Pedrosa Lopes

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduado em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente é Assessor de Gabinete da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Institucional da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda, sendo responsável por melhorias nos serviços, comunicação interna, e automação de soluções de recursos humanos. Entre 2014 e 2018 foi Gerente de Negócios e Gerente de Soluções da Coordenação-Geral de Sistemas e Tecnologia da Informação da STN, sendo responsável pela liderança de equipe multidisciplinar de Análise de Negócios, Gestão de Projetos, Administração de Dados e Desenvolvimento de Sistemas, entregando mais de 50 soluções de software para as unidades de negócio do Tesouro Nacional.

 

 

 

 

 

 

Diretoria Executiva

 

Diretora-presidente

Titular: Maria da Glória Guimarães dos Santos

Nomeada em 03/07/2018 (11ª RCA Extraordinária de 03/07/2018)

Glória Guimarães

Minicurrículo

Graduada como Tecnóloga em Processamento de Dados, com MBA em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas. É diretora-presidente do Serpro.

Desenvolveu carreira na Tecnologia do Banco do Brasil, onde foi diretora; sendo ainda diretora de Tecnologia e Operações da Aliança do Brasil Seguros, diretora de TI da BBTurismo, secretária de Logística e Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento, vice-presidente de Operações dos Correios, diretora-superintendente do Serpro e diretora da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. - ABGF.

Áreas supervisionadas:
Gabin - Gabinete Institucional da Diretoria Executiva
Cojur - Consultoria Jurídica
Cerin - Coordenação Estratégica de Relações Institucionais
Cegti - Coordenação Estratégica de Inovação0 e Governança de TI
Cegsi - Coordenação Estratégica de Gestão de Segurança dos Ativos de Informação
Cetra - Coordenação Estratégica de Transparência, Ouvidoria e Corregedoria

Diretoria de Relacionamento com Clientes

Titular: André de Cesero

Nomeado em 03/07/2018 (11ª RCA Extraordinária de 03/07/2018)

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Minicurrículo

Formado em computação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) do Rio Grande do Sul, no ano de 1986, e pós-graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ingressou no Serpro/Porto Alegre, em Janeiro de 1984.

Ingressou no Serpro em 1984, realizando trabalhos como analista de sistemas em projetos como a Emissão de Certidão Negativa, Modelagem de Dados para a RFB, e o Conta Corrente PJ linha rápida (nacional). Foi ainda consultor em Engenharia da Informação para a Secretaria do Estado da Bahia e para o Centro de Informática da Câmara dos Deputados.

Atuou como chefe de equipe no Polo de Desenvolvimento do Serpro, em Porto Alegre/RS, de 1996 a 2005, quando assumiu a Superintendência de Relacionamento com o Cliente - Administração Tributária, em outubro de 2005. Em 2008, a Superintendência incorporou as atividades da Superintendência de Comércio Exterior. Em maio de 2016, foi nomeado para o cargo de diretor de Relacionamento de Clientes do Serpro.

Áreas supervisionadas:
Sunng - Superintendência de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios
Sunmf - Superintendência de Relacionamento com Clientes Fazendários e Comércio Exterior
Sunes - Superintendência de Relacionamento com Clientes Estruturantes
Suncf - Superintendência de Relacionamento com Clientes Finalísticos
Sunge - Superintendência de Gestão Comercial, Soluções Analíticas e Entrega de Serviços Digitais
Coadm - Coordenação de Suporte Administrativo

 

Diretoria de Operações

Titular: Iran Martins Porto Júnior

Nomeado em 03/07/2018 (11ª RCA Extraordinária de 03/07/2018)

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Minicurrículo

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília, possui pós-graduação em projetos pela Fundação Getulio Vargas e certificação PMP pelo PMI.

Ingressou no Serpro em 1997, na área de desenvolvimento do Sistema de Administração de Pessoal do Governo Federal (Siape) e, no período de 1998 a 2003, chefiou a equipe de desenvolvimento deste sistema. Em 2004, passou a coordenar o projeto de implantação da metodologia corporativa de gestão de projetos. De 2005 até março de 2008, atuou como Coordenador do Escritório Estratégico de Projetos do Serpro e como professor da disciplina de Gestão de Projetos da Escola de Administração Fazendária (Esaf), nas turmas de desenvolvimento gerencial da Secretaria do Tesouro Nacional.

Em 2008, assumiu a Superintendência de Relacionamento com Clientes - Planejamento, Orçamento e Gestão (Sunmp) do Serpro. Em maio de 2016, foi nomeado para o cargo de diretor de Operações do Serpro.

Áreas supervisionadas:
Supes - Superintendência de Produtos e Serviços - Engenharia de Infraestrutura de Tecnologia da Informação
Supcd - Superintendência de Produtos e Serviços - Centro de Dados
Supop - Superintendência de Produtos e Serviços - Operações
Coadm - Coordenação de Suporte Administrativo

 

Diretoria de Administração

Titular: Antônio de Pádua Ferreira Passos

Nomeado em 03/07/2018 (11ª RCA Extraordinária de 03/07/2018)

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Minicurrículo

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Distrito Federal, com especialização em Teoria Econômica Aplicada ao Setor Público, pela George Washington University (EUA) e com cursos de Gestão da Dívida Pública e Gestão de Projetos, ambos pela ESAF, tendo participado ainda do Programa de Gestão Avançada da Amana-Key (APG-Middle).

Iniciou sua carreira pública como analista do Banco Central do Brasil (Bacen), posteriormente cedido à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), onde exerceu diversos cargos de chefia, nas áreas de negociação de empréstimos e financiamentos, gerenciamento de projetos e dívida pública federal, participando, como representante da STN, da equipe de negociação da dívida externa brasileira, chefiada pelo ministro Pedro Malan. Atuou, ainda, como subsecretário da Dívida Pública interino de agosto de 2015 a fevereiro de 2016.

Representante do Tesouro Nacional como conselheiro fiscal em diversas empresas , tais como Bndespar, Eletrobras, Furnas, Chesf, Liquigás e Taesa.

Agraciado com a Medalha Almirante Tamandaré pela Marinha do Brasil e com o Certificado de Reconhecimento pelo Banco Mundial.

Áreas supervisionadas:
Supga - Superintendência de Aquisições e Contratos
Supgp - Superintendência de Gestão de Pessoas
Supgl - Superintendência de Logística
Supgf -  Superintendência de Gestão Financeira
Supco - Superintendência de Controladoria
Coadm - Coordenação de Suporte Administrativo

 

Diretoria de Desenvolvimento

Titular: Antonio Luiz Fuschino

Nomeado em 03/07/2018 (11ª RCA Extraordinária de 03/07/2018)

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Minicurrículo

Antônio Luiz Fuschino é administrador por formação, possui MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA e Gestão Avançada de Negócios Pela Universidade de São Paulo (USP).

Durante 29 anos atuou no Banco do Brasil, na diretoria de Tecnologia da empresa. Por quatro anos, foi vice-presidente de Tecnologia e Infraestrutura dos Correios.

Atualmente, é diretor de Desenvolvimento do Serpro.

Áreas supervisionadas:
Supde - Superintendência de Desenvolvimento
Supsd - Superintendência de Suporte e Dados
Supss - Superintendência de Serviços e Soluções Corporativas
Coadm - Coordenação de Suporte Administrativo

 

Diretoria de Governança e Gestão

Titular: Izabel Cristina da Costa Freitas

Nomeada em 03/07/2018 (11ª RCA Extraordinária de 03/07/2018)

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Minicurrículo

Graduada em Arquitetura, mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Administração Pública pela FGV e pós-graduada em Controladoria pela USP / Fipecafi.

Construiu sua carreira profissional no Banco do Brasil e empresas do conglomerado, sendo os últimos cargos como gerente geral de Operações e Tecnologia na BB Seguros e de gerente executiva na BBTS.

Áreas supervisionadas:
Supem - Superintendência de Estratégia, Comunicação e Marketing
Supog - Superintendência de Organização, Processos e Projetos
Supcr - Superintendência de Controles, Riscos e Conformidade
Coadm - Coordenação de Suporte Administrativo

 

Assessoria da Diretoria-Executiva

Max Augusto Noleto Morais

Graduado em Administração de Empresa pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ), com especialização em Organização, Sistemas e Métodos pela União de Negócios e Administração (UNA) - Núcleo de Brasília.

Antes de ingressar no Serpro, atuou em diversos órgãos do governo federal, como na Cibrazem (atual Conab), Ministério das Relações Exteriores, Fundação de Assistência ao Estudante e Ministério da Educação. Analista na empresa desde 1987, exerceu os cargos de coordenador de Planejamento Empresarial, superintendente de Pessoas e gerente de Projeto.

Requisitado, trabalhou na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no Ministério da Ação Social (1990) e, também, no Governo de Tocantins, ocupando várias funções gerenciais, incluindo a de secretário adjunto de Educação e Cultura e da Indústria, Comércio e Turismo. Foi conselheiro fiscal da Rede Ferroviária Federal, além de atuar em outros conselhos do estado de Tocantins. Atualmente, ocupa o cargo de assessor da Diretora-presidente no Serpro.

Tiago de Andrade Lima Coelho

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduado em Gestão Estratégica do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e em Orientação a Objetos para Gerentes pela Universidade de Brasília (UnB).

Ingressou no Serpro em 1997, como Analista de Informática, especialização em desenvolvimento de sistemas, onde atua desde 2005 em funções gerenciais, tendo sido chefe de Projeto, de Divisão e gerente de Coordenação de Negócio. Desde outubro de 2016, é assessor da Diretora-presidente. É membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos e substituto formal do Chefe do Gabinete Institucional da Diretoria Executiva, nos afastamentos e impedimentos do titular da área.

No período de dezembro de 2000 a setembro de 2003, onde atuou como coordenador-geral de Desenvolvimento de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação da Presidência da República. Em reconhecimento aos serviços prestados, recebeu o título de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, em cerimônia no Palácio do Planalto, no dia 26 de novembro de 2002.

Cláudia Paiva

Graduada em Ciências Econômicas e especialista pelo Programa de Formação de Professores - Habilidade em Matemática, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Profissionalizou-se na área de Cerimonial, com cursos de Cerimonial e Protocolo e de Mestre de Cerimônias. É filiada ao Comitê Nacional do Cerimonial Público - CNCP Brasil.

Ingressou no Serpro em 1985, quando foi cedida à Presidência da República, exercendo cargo de confiança no Cerimonial, na Subsecretaria Geral e na Secretaria Particular do Presidente da República. Entre 1992 e 2004, no Governo do Distrito Federal (GDF), atuou como chefe de Gabinete da Administração do Lago Sul, diretora da Administração de São Sebastião e coordenadora do Programa Pão e Leite do GDF. No Tribunal Superior do Trabalho (TST), exerceu cargo de chefia no gabinete do Ministro Almir Pazzianotto, no Cerimonial e na Secretaria-Geral da Presidência.

Em 2004 retornou ao Serpro, exercendo, dentre outras funções, a gerência do Projeto do Novo Modelo de Precificação e titular de Controladoria em duas superintendências. Em abril de 2012, foi responsável pela implantação do Cerimonial da Presidência, coordenando essa atividade até os dias atuais. Foi eleita diretora Administrativa da Associação dos Empregados do Serpro (Ases), para a gestão 2010-2012.

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