Canal de Denúncia
O Canal de Denúncias compõe o Sistema de Integridade do Serpro. É instrumento para detecção de eventuais irregularidades, tais como: falhas de controle, fraudes internas e externas, atos ilícitos e descumprimento a princípios éticos e políticas internas.
Este canal permite que a sociedade e nossos próprios empregados encaminhem denúncias relacionadas aos serviços, comportamentos e práticas na empresa.
O Sistema de Integridade do Serpro centraliza o recebimento de denúncias no canal de atendimento da Ouvidoria, para permitir o registro de todas as denúncias em um local único, inclusive as anônimas, com regras de confidencialidade para proteger aqueles que, apesar de se identificarem à empresa, não queiram se identificar publicamente, assim como previsão de medidas de proteção ao denunciante e combate à retaliação.
Categorias de denúncias
- Ação criminosa
- Assédio e conduta antiética
- Conflito de Interesse
- Corrupção
- Fraude
- Improbidade Administrativa
Denúncias admissíveis
As denúncias que preencherem os requisitos de admissibilidade serão objeto de apuração e investigação pelas áreas de controle competentes, conforme normativos vigentes.
- Descrição da conduta;
- Indicação de autoria, caso seja possível; e
- Elementos de prova ou indicação de onde podem ser encontrados.
Como fazer a sua denúncia?
O fluxo de recebimento, registro e apuração de denúncias do Serpro permite, como garantia de transparência em todo o processo, que o denunciante acompanhe o andamento da denúncia, respeitadas as restrições legais vigentes. O Sistema de Integridade dá especial atenção às denúncias de fraude e corrupção, reforçando o compromisso da Administração e da Empresa com um ambiente ético e íntegro.
Fale com a Ouvidoria
Sistema Ouvidoria: Ouvserpro
e-mail: ouvidoria.geral@serpro.gov.br
Telefone: (61) 2021-8400 - segunda a sexta entre 9h e 17h