Notícias

notícias

Notícia

Tecnologia

Serpro apresenta nova versão do Reuse

Solução agora permite doações, por pessoas privadas, de bens e materiais para administração pública federal
Mesa do VIII Simpósio SIADS
by Comunicação Institucional do Serpro — 13 de august de 2019

Diretor do Serpro, André de Cesero, foi uma das autoridades participantes do evento de lançamento do novo Reuse

Nesta segunda-feira, dia 12, o Serpro apresentou uma nova versão do Reuse, solução que permite o reaproveitamento de materiais sem uso da administração pública federal. Agora, pessoas físicas e empresas privadas também poderão fazer doações de bens e serviços para o governo, desde que não acarretem ônus para o Estado. O procedimento, regulado pelo Decreto 9.764, prevê a publicação de um anúncio on-line e a abertura de um prazo de 10 dias para a aceitação. A consulta dos bens disponibilizados pode ser feita por qualquer pessoa, basta acessar a área pública do sistema.

Como funciona

O Reuse utiliza dois tipos de anúncio: a chamada “manifestação de interesse”, utilizada quando o cidadão quer doar, e o “chamamento público”, usado para o governo solicitar uma doação. Quem cuida da operacionalização das doações é a Central de Compras do Ministério da Economia.

Os interessados em doar podem indicar um órgão ou entidade de preferência. Também é importante lembrar que é vedada à pessoa privada fazer propaganda de sua doação. O cidadão doador deve ter cadastro no portal Gov.br. Já a habilitação para receber bens ou serviços é feita junto ao Tesouro Nacional pelo cadastrador do órgão ou entidade públicos. O ambiente do Reuse traz informações detalhadas em uma lista de perguntas frequentes, divididas entre “governo” e “doador”.

Novidades

Foto: Albino Oliveira
Diretor André de Cesero participou da abertura do VIII Simpósio Siads
Diretor André de Cesero participou da abertura do VIII Simpósio Siads

As novidades do Reuse foram apresentadas no VIII Simpósio SIADS, evento promovido pelo Tesouro Nacional para discutir soluções tecnológicas de gestão de bens públicos. “A ideia é estarmos sempre evoluindo, mas junto com quem usa. É atendermos ao chamado do governo para transformação digital do país, com segurança e transparência”, afirmou, na cerimônia de abertura, o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.

Também estiveram presentes no evento autoridades do Ministério da Economia, como o secretário especial de Desburocratização, Gleison Rubin, o secretário de Gestão Corporativa, Cristiano Heckert, o diretor do Programa de Recuperação dos Estados, Danielle Calazans, e a subsecretária de Contabilidade Pública, Gildenora Milhomem.

Contato