Notícias

notícias

Notícia

Excelência

Serpro comemora conquistas ao longo de seus 55 anos de existência

Neste ano, empresa desenvolveu importantes soluções para a sociedade e foi reconhecida com diversas premiações
Banner 55 Anos
by Comunicação Institucional do Serpro — 01 de december de 2019

O Serpro chega aos seus 55 anos, completados no dia 1º de dezembro deste ano, ocupando lugar estratégico no cenário de TI pública. Agora o desafio é ser propulsor da transformação digital do Brasil, ao desenvolver tecnologias disruptivas e soluções de conectividade tanto para o governo como para a sociedade. A capacidade de gerar tecnologia inovadora e criar inteligência capaz de consolidar essa transformação está em sua força de trabalho: os empregados. 

“As rápidas transformações na economia e na sociedade, proporcionadas pelo ambiente digital, impõem novos desafios à atuação do governo, que conta com o Serpro como parceiro. As ações estratégicas definidas pelo governo digital têm como foco o seu papel de habilitador e facilitador dessa transformação digital para o cidadão, no setor produtivo do país, na capacitação da sociedade para absorver essa nova realidade e na atuação do Estado como prestador de serviços e garantidor de direitos”, ressaltou o presidente do Serpro, Caio Paes de Andrade. 

O Serpro desenvolve sistemas que garantem a estruturação da administração pública nacional, conectando governo e sociedade desde 1964. Com foco na melhoria contínua, criou uma linha de negócios feita sob medida, utilizando metodologia ágil. Para manter a liderança na entrega de novas tecnologias e pular níveis da implantação de governo digital entregando projetos ousados, o Serpro vem desenvolvendo tecnologias de inteligência artificial (IA), blockchain e analytics, que têm potencial para causar um grande impacto no modo como os cidadãos experimentam e interagem com os governos.

Dentre as soluções desenvolvidas e entregues para o governo durante este ano, duas se destacam: o portal gov.br e a plataforma +Brasil. Por meio do Portal gov.br, o estado está aprimorando a sua relação com o cidadão brasileiro, oferecendo um canal direto, integrado, seguro e ágil de acesso aos serviços governamentais de forma digital. Já a Plataforma +Brasil é uma solução desenvolvida e sustentada pelo Serpro para a gestão das transferências de recursos da união aos estados e municípios.

Outra importante solução do Serpro é o ID Estudantil, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, que vai beneficiar mais de 58 milhões de estudantes de todo o país. O aplicativo permite que os estudantes tenham em seus celulares a carteirinha estudantil digital sem nenhum custo, garantindo o direito ao benefício da meia-entrada em eventos e evitando a ocorrência de fraudes na emissão de carteirinhas não válidas. 

Além dessas importantes entregas, o Serpro também aprimorou as soluções de trânsito que estão facilitando cada vez mais a vida do cidadão. Lançada no final de 2018, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que reúne a carteira de habilitação (CNH) e o documento do veículo (CRLV), ganhou novas funcionalidades: desde a emissão da CNH por reconhecimento facial até o aviso de vencimento da carteira de habilitação e da necessidade de realização de recall no automóvel. A mais recente entrega foi o sistema que ajuda a acabar com a informalidade na transferência de veículos, o Renave. A solução, que está em fase piloto em Santa Catarina, permite a gestão dos veículos em estoque, trazendo mais segurança, economia e agilidade no processo de compra e venda de automóveis para motoristas e lojistas.

Reconhecimento

As diversas premiações conquistadas pelo Serpro neste ano comprovam a sua capacidade tecnológica e são um reconhecimento da sua excelente performance nos últimos anos.

Em agosto, o Serpro recebeu o título de melhor empresa do setor da Indústria Digital pelo Anuário Melhores e Maiores 2019 da Revista Exame. A premiação é concedida às empresas de 20 setores da economia brasileira que mais se destacaram ao longo de 2018.

As Melhores da Dinheiro 2019, que é considerada uma das principais premiações empresariais do país, elegeu o Serpro como a melhor empresa na categoria Serviços Públicos. A premiação é um reconhecimento da Revista IstoÉ Dinheiro, da Editora Três, às empresas que mais se destacaram no Brasil. A premiação selecionou as melhores companhias de 26 setores pelo desempenho apresentado nas áreas de sustentabilidade financeira, governança corporativa, responsabilidade social, recursos humanos e inovação e qualidade.

O Serpro também está entre as melhores empresas de TI do país. A revista Época Negócios elegeu, em outubro, as 363 melhores empresas e o Serpro figurou, no segmento TI, entre as cinco melhores nas dimensões desempenho financeiro, governança corporativa e sustentabilidade e pessoas.

O Anuário de Inovação Tele.Síntese também premiou o Serpro, que conquistou o segundo lugar na categoria inovação, junto com o Denatran, por desenvolver a  Carteira Digital de Trânsito. A premiação é o resultado de uma pesquisa com 200 empresas do ecossistema do setor de comunicações - de fabricantes de equipamentos de infraestrutura a desenvolvedores de aplicativos para celular e tablet.

O Serpro foi reconhecido, ainda, como uma das 100 maiores empresas que atuam no mercado brasileiro de telecomunicações. O Anuário Telecom analisa o desempenho econômico-financeiro das 100 maiores empresas do setor no país. No ranking que listou operadoras de telefonia, como Oi, Vivo, TIM, Claro, GVT, e outras gigantes, como Ericsson, Nokia e Algar, o Serpro ficou em 36° lugar por sua atuação em serviços de rede, como infovia, acesso à internet e administração de rede local.

 

Contato