Notícias

notícias

Artigo

Identificação Digital

Sua identidade profissional já pode ser digital

Tecnologia permite que as tradicionais carteiras em papel migrem para dispositivos móveis. Solução já está disponível no Brasil
Ilustração com a marca do ProID
by Comunicação Institucional do Serpro — 08 de april de 2019

O documento que se guarda ou que se carrega no bolso está começando a mudar, ganhando independência do mundo físico e migrando para o universo digital. Os ganhos vão além da mobilidade, ampliam também a segurança e transformam o que era um simples documento em uma plataforma de comunicação e relacionamento. Essa nova lógica chega agora ao padrão da identificação civil e profissional, que sempre esteve relacionado ao excesso de burocracia e o uso do papel, com as famosas certidões expedidas em cartórios e as carteiras de identidade e de conselhos de classe, por exemplo.

No Brasil, essa modernização começou em 2017, quando o governo disponibilizou a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, hoje chamada de Carteira Digital de Trânsito (CDT). Em 2018, os cidadãos ganharam o Documento Nacional de Identidade (DNI). Agora, chegou a vez de órgãos públicos e de conselhos profissionais evoluírem seus sistemas de identificação, transferindo seus documentos em papel ou plástico para um aplicativo de celular.

A mudança tornou-se possível com o lançamento do ProID, uma solução desenvolvida pelo Serpro e voltada para órgãos que possuem emissão de documentos próprios, como Ministério Público, Defensorias Públicas, Tribunais de Justiça, Agências Reguladoras e Polícias. Outro grande grupo potencial cliente do ProID é composto pelos conselhos de classe e suas respectivas seccionais, como, por exemplo, o CRM (Medicina), o Cofen (Enfermagem) e o CAU (Arquitetura e Urbanismo).

Confira, a seguir, as principais características e vantagens da solução nessa série de perguntas e respostas.

Como funciona?

  • O ProID utiliza a mesma tecnologia presente na Carteira Digital de Trânsito e no Documento Nacional de Identidade para garantir a confiabilidade e segurança da identificação gerada no aplicativo.

  • Usando sua chave privada, o emissor (Conselho ou Órgão Público) informa os dados do documento físico e o ProID criptografa e armazena essas informações em um QR Code, que é inserido do documento digital.

  • As identificações digitais geradas pelo ProID têm validade jurídica em todo o território nacional, já que os órgãos e conselhos de classe emissores têm autonomia para dar fé pública aos seus documentos.

Como verificar a autenticidade do documento?

Pense nos seguintes cenários: um médico recém-chegado a um município; um agente de saúde inspecionando uma residência; ou um fiscal ambiental atuando em área rural. Com o ProID, a identificação de um profissional ou servidor público torna-se muito mais eficiente e garante ainda mais segurança para toda sociedade, evitando situações potencialmente perigosas.

No dia a dia, qualquer cidadão poderá checar se o documento apresentado é autêntico. Para isso, basta usar o app Vio (desenvolvido pelo Serpro e já disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos mobile) para fazer a leitura do conteúdo criptografado no QR Code. Os dados são decodificados e qualquer fraude ou falsificação é identificada instantaneamente, sem necessidade de conexão com a internet.

O código bidimensional é a garantia da validade do documento.

Será o fim do documento em papel?

Uma das vantagens do ProID é tornar "viva" a identificação, aposentando de vez a carteira física. Com a solução, os conselhos de classe podem tomar medidas imediatas quanto à aplicação de sanções aos profissionais. Imagine que um advogado ou médico tenha um processo administrativo que o impeça de exercer a profissão. No ProID, a suspensão do documento é instantânea e o status só volta ao normal quando o profissional regulariza sua situação.

Porque o ProID é mais que um documento?

Além de oferecer a possibilidade de emissão de um documento digital mais seguro contra fraudes, o ProID estabelece um novo canal de comunicação direto entre a instituição e seus servidores ou filiados. Por meio do aplicativo, o órgão público ou conselho profissional pode enviar notificações, mensagens e até boletos bancários aos seus membros, dispensando a remessa de cartas pelo correio e economizando recursos para a instituição.

Por se configurar como uma plataforma de comunicação e relacionamento, o ProID reduz também a burocracia na hora da renovação ou atualização cadastral dos profissionais, facilitando a gestão de todos os dados de identificação.

Além disso, a próxima evolução da ferramenta será a incorporação da certificação digital em nuvem (NeoID), tornando o ProID um “smartcard” virtual que possibilitará ao profissional o consumo de serviços digitais tanto do conselho, como de instituições financeiras e do governo, tudo direto do seu smartphone.
Infográfico com benefícios do ProID

Como contratar o ProID?

Para saber mais sobre a solução, suas funcionalidades, potencialidades e formas de contratação, acesse página do ProID no portal do Serpro.

Contato