Notícias

notícias

Notícia

Inovação

Serpro participa da Oficina Conhecendo o GovData

Evento integrou a 4ª Semana de Inovação - Serviço Público para o Futuro
GovData
por Comunicacao Institucional Serpro — 29 de novembro de 2018

O Serpro participou da 4ª Semana de Inovação – Serviço Público para o Futuro, promovida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), de 26 a 29 de novembro, com a Oficina Conhecendo o GovData, a fim de divulgar e incentivar a utilização do produto pelos órgãos públicos federais.

Oficina

Marisa Sousa dos Santos, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), do Ministério do Planejamento, abriu o evento enfatizando que essa plataforma de análise de dados do governo permitirá à Administração Pública Federal acesso às principais bases de dados para a geração de informações estratégicas.

"O produto visa, principalmente, auxiliar os gestores públicos a simplificar o processo de acesso a bases de dados, promover o reuso de dados e informações, melhorar a formulação e revisão de políticas públicas e racionalizar os gastos públicos”, acrescentou Marisa.

Durante a oficina, Regina Márcia Bezerra, da Superintendência de Suporte e Dados do Serpro , apresentou as ferramentas e funcionalidades básicas do GovData, onde os órgãos possam colocar os seus dados e compartilhar com os demais, facilitando, assim, uma visão geral de governo.

O que é o GovData

O GovData é um produto, uma plataforma de análise de dados corporativa do Governo Federal, gerido pelo Serpro e pela Dataprev, para o Ministério do Planejamento. Esse produto visa a tornar disponível o acesso a  bases de dados dos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal (Sisp), muitas delas custeadas pelo próprio Ministério do Planejamento. Nessa plataforma é possível os órgãos  cruzarem  dados de várias bases do governo, fazer suas  análises, descobertas e minerações  por meio das ferramentas disponíveis nesta solução.

Contato