Notícias

notícias

Artigo

Cidadão

Serpro facilita a vida do cidadão

Soluções desenvolvidas pela empresa já estão incorporadas ao dia a dia do brasileiro e continuam a se suceder
banco de imagem
por Comunicação Institucional do Serpro — 09 de maio de 2018

Quem pode imaginar um Brasil no qual as declarações de IRPF continuassem a ser feitas em formulários de papel? Quem quer o retorno de um passaporte inseguro, que chegou a ser um dos mais procurados pelos falsificadores no passado? Será que alguém preferiria as notinhas fiscais de talão, preenchidas à mão, no lugar das modernas e instantâneas notas fiscais eletrônicas?

Evidente que não. Evidente que o Brasil vive melhor contando com a sucessão de inovações que o Serpro oferece para a sociedade. A empresa está acostumada com esse ritmo constante de ideias que inauguram novas realidades, processos e paradigmas na sociedade brasileira. Evoluiu ao longo de cinco décadas e hoje configura-se como estatal de tecnologia e inteligência do governo federal, criando produtos e serviços de ponta para auxiliar a gestão do Estado e facilitar a vida do cidadão.

CNH Digital

Novos capítulos dessa história constante de inovação e incorporação de tecnologias que transformam a vida do cidadão são escritos ano após ano. Um dos mais recentes é o da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital), que transpôs o documento do mundo físico para virtual, possibilitando seu armazenamento e exibição em nossos inseparáveis dispositivos móveis.

O documento digital tem a mesma validade jurídica do tradicional em papel, com segurança garantida pelo Serpro e Denatran. E para usá-lo, basta fazer o download gratuito do aplicativo da CNH digital na Google Play ou App Store. O único pré-requisito é que o motorista já possua uma habilitação impressa com QR Code, além de estar com os dados devidamente atualizados nos Detrans, principalmente o e-mail e o telefone celular com DDD, no qual será visualizada a CNH digital.

Desde o lançamento da CNH Digital, em outubro de 2017, já foram emitidas mais de 100 mil habilitações eletrônicas no Brasil. O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de emissões (27 mil), seguido de Goiás (17 mil) e São Paulo (16 mil). O número de downloads do aplicativo já ultrapassa um milhão. 

NeoID

Outra novidade que acabou de sair do forno é o NeoID, certificado digital em nuvem que traz a marca do Serpro. Lançado no dia 18 de abril, este novo serviço oferece mais comodidade aos usuários, que poderão usar o certificado a partir de seus smartphones, com mais segurança e agilidade. Atualmente, o par de chaves relacionado ao certificado é criado em um dispositivo chamado token. Com o certificado em nuvem, a criação desse par de chaves passa a ocorrer em um dispositivo Hardware Security Modules (HSM), armazenado na infraestrutura do Serpro. Isso elimina o uso do token e permite ainda que um mesmo certificado possa ser usado em mais de um dispositivo móvel. Com a tecnologia, o cidadão ganha também o recurso de acompanhar o uso de suas chaves por meio de relatórios completos de uso.

A certificação digital é uma tecnologia que agrega diversos mecanismos de segurança, como a criptografia, a fim de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade à troca de informações eletrônicas. Por meio da assinatura digital, que assegura que é o titular do certificado que está de fato realizando determinada operação, as transações financeiras e o envio de documentos e mensagens ganham um novo grau de facilidade e segurança.

E qualquer cidadão ou empresa pode ter um NeoID. Saiba como adquirir o seu.

SNE

Outra inovação do Serpro que deslocou serviços do analógico para o digital e trouxe comodidade ao cidadão é o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Pelo aplicativo, o motorista recebe o aviso da notificação e pode fazer o reconhecimento da infração ou realizar o download do formulário de indicação do condutor responsável. Ao reconhecer o cometimento da infração, o usuário pode ainda optar pelo pagamento antecipado do valor da multa com 40% de desconto.

Em seus dezoito meses de existência, mais de 880 mil usuários já se cadastraram no sistema, sendo aproximadamente 836 mil cidadãos e cerca de 52 mil empresas, como locadoras de veículos. Neste período, o aplicativo já contabiliza mais de 1,29 milhão de downloads, sendo 1,046 milhão para celulares com sistemas operacionais Android e 249 mil para iOS.

De um lado, a solução garante mais celeridade e redução de custo no processo de entrega das notificações para os órgãos de trânsito. De outro, o cidadão ganha com a facilidade de poder pagar suas multas com desconto e acompanhar as notificações de infração pelo aplicativo.

É a tecnologia promovendo ganhos para todos e estabelecendo um novo patamar de relacionamento entre o governo e o cidadão. Mas isso não é tudo. Essa história que envolve inovação, transformação e novos paradigmas não para. Anote aí: em breve, mais uma nova tecnologia Serpro estará na ponta dos seus dedos.

Contato