Notícias

notícias

Notícia

Certificação Digital

NeoID é destaque no 16º CertForum

Certificado digital em nuvem traz a marca do Serpro e pode ser utilizado no celular, tablet e outros dispositivos móveis, sem a necessidade de token
Logomarca do NeoID
por Comunicação Institucional do Serpro — 09 de julho de 2018

Certificação digital em nuvem do Serpro

O NeoID é uma forma de democratizarmos o uso do Certificado Digital. É um serviço que apara barreiras, apara as limitações que o certificado digital tradicional oferece, porque promove a mobilidade, podendo ser utilizado no celular, tablet e outros dispositivos móveis, sem a necessidade de token. Com ele temos o grande diferencial da portabilidade”, destacou o coordenador estratégico de Gestão de Segurança dos Ativos da Informação da empresa, Ulysses Alves de Levy Machado, durante palestra.Ulysses no palanque do 16º Certforum em Brasília

O certificado digital em nuvem que traz a marca do Serpro foi apresentado oficialmente durante o painel “Painel Prestador de Serviço de Confiança (PSC)” no 16º CertForum, tradicional evento sobre a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), realizado no Centro de Eventos e Treinamento da CNTC, em Brasília, no período de 3 a 5 de julho.

Até então, o par de chaves relacionado ao certificado era criado em um dispositivo que chamamos de token. Com o certificado em nuvem, a criação desse par de chaves passa a ocorrer em um dispositivo Hardware Security Modules (HSM) armazenado na infraestrutura do Serpro.

Dessa forma, toda vez que for necessário o uso de um certificado (chave) ocorrerá uma comunicação entre o solicitante do uso, o HSM e o dono do certificado, ou seja, o uso do token passa a ser eliminado.

O Serpro consolida, pela terceira vez, o seu pioneirismo, com a Certificação Digital, agora em nuvem, com o NeoID. O primeiro momento foi a Certificação Digital sob a égide da ICP-Brasil. É, também, a primeira empresa credenciada na ICP na qualidade de Prestador de Serviços de Confiança (PSC), promovendo o armazenamento de certificados digitais para usuários finais.

Vantagens

Essa solução inovadora confere uma nova experiência de uso da certificação digital e com a possibilidade de utilização de um mesmo certificado em mais de um dispositivo. O usuário pode, por exemplo, rastrear pelo celular o uso de suas chaves, permitindo a criação de relatórios de uso, além de consultar e detalhar onde e quando usou seu certificado digital.

Os benefícios para quem adquirir esse certificado digital em nuvem são muitos: desde a praticidade e economia, passando por agilidade e segurança, já que o usuário tem controle pela utilização da chave e não precisa carregar o dispositivo token. A assinatura pode ser realizada a partir do próprio celular. A certificação digital em nuvem é mais barata do que os certificados A3 tradicionais.

Matérias relacionadas

Certificação digital em nuvem já é uma realidade

Serpro inicia comercialização do NeoID

Serpro estará presente no 16º CertForum em Brasília

O que há de novo na tecnologia de identificação digital?

Serpro facilita a vida do cidadão

 

 

 

 

Contato