Notícias

notícias

Notícia

Soluções Tecnológicas

Motoristas do Ceará já podem levar o “documento do carro” no celular

Estado é a segunda unidade federativa a possibilitar o uso do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico em dispositivos móveis
por Foto: Lúcio Távora, MCidades — 02 de outubro de 2018

Proprietários de veículos do Ceará já têm acesso ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Serpro em parceria com o Denatran. O recurso permite utilizar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório quando se utiliza um veículo. A cerimônia de lançamento foi realizada ontem, 1º de outubro (foto).

Desde abril de 2018, motoristas de todo o Brasil já podiam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. Para ter acesso a essa versão do documento, é necessário ter uma carteira de motorista com QR Code, conforme noticiado à época do lançamento. Já para obter o CRLV eletrônico, não é necessário nem mesmo sair de casa: basta baixar o aplicativo e habilitar o documento virtual – desde que se esteja em dia com as obrigações para obter o certificado.

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito permite acesso à CNH Digital (para motoristas de todo o Brasil) e ao CRLV Digital (somente no Distrito Federal e no Ceará, por enquanto). A expectativa é de que todos os Departamentos de Trânsito estaduais adotem o CRLV Digital até 31 de dezembro deste ano, conforme determinação da Resolução Nº 720/2017 do Contran.

Como habilitar a visualização do CRLV

  • Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja de aplicativos (Android e Apple).
  • Fazer o cadastro do usuário, no próprio aplicativo
  • Adicionar o CRLV Digital informando: número Renavam e código de segurança do CRV (antigo DUT)
  • Usufruir do recurso de visualização virtual do CRLV, dispensando o uso do documento físico.

Funcionalidade de compartilhamento

O que acontece se mais de um membro de uma família utiliza um mesmo veículo? Por enquanto, o aplicativo só permite que uma pessoa por vez utilize o aplicativo (proprietária do veículo). Ainda no mês de outubro, porém, será implementada a funcionalidade de compartilhamento, que permitirá que mais de uma pessoa possa portar o documento do veículo. O gerenciamento desse documento virtual será facilitado.

Outra funcionalidade que em breve será oferecida é a possibilidade de empresas utilizarem o aplicativo para gerenciar o porte de documentos virtuais relativos à sua frota. “Inicialmente, o CRLV eletrônico está disponível apenas para pessoas físicas. Mas, até o final do ano, entregaremos uma nova funcionalidade: o responsável pela empresa poderá, a partir do site do Denatran, autorizar pessoas de sua confiança, informando CPF, que poderão acessar os documentos dos veículos da empresa”, explica Diego Migliavacca, do Serpro.

“Nosso compromisso é facilitar a vida das pessoas, diminuindo a burocracia e a necessidade de se deslocar fisicamente até postos de atendimento do Estado”, destacou Brenno Sampaio, superintendente de Relacionamento com Clientes Finalísticos, também do Serpro.

Evento em Fortaleza

O lançamento do CRLV Digital no Ceará foi realizado em Fortaleza. Contou com a participação de Alexandre Baldy, Ministro das Cidades; Gilmar Souza, Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano; Élcio Batista, Secretário Chefe do Gabinete do Governador do Ceará; Paulo Henrique Lustosa, Secretário das Cidades do Estado do Ceará; Manuela Nogueira, Secretária de Infraestrutura do Município de Fortaleza; Maurício Alves, Diretor do Denatran; Pablo Ximenes, Superintendente do Detran; e Brenno Sampaio, Superintendente de Relacionamento com Clientes Finalísticos do Serpro.

Contato