Notícias

Geral

e-Gov

Uso bem-sucedido do Facin é tema de evento de desenvolvedores em SP

por Comunicação Institucional do Serpro - Fortaleza — 21 de julho de 2017
Aplicação do framework em diferentes estados do país foi destaque na The Developer’s Conference
Evento acontece na cidade de São Paulo até sábado, dia 22

Evento acontece na cidade de São Paulo até sábado, dia 22 (foto: divulgação)

Para ampliar a eficiência do e-Gov e a interação entre seus entes das três esferas, o governo brasileiro desenvolveu o Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança (Facin). Nesta sexta-feira, 21, a experiência sobre a aplicação do framework por diferentes estados do país, iniciada em junho e já com alguns resultados, foi relatada na edição de julho do The Developer’s Conference (TDC), que reúne especialistas, profissionais e estudantes das áreas de TI e afins.

"Compartilhamos a prática que temos tido a partir da oficina sobre o Facin realizada para a Abep, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação. Com apoio do framework, a associação está promovendo a interoperabilidade entre os estados e desses com o governo federal", ressalta o palestrante Marcus Vinícius da Costa, gerente de Integração e Interoperabilidade do Serpro. "Além disso, debatemos a evolução do Facin como framework de interoperabilidade e os bons reflexos que começam a ser percebidos na adesão crescente de diferentes órgãos de governo", acrescenta.

O uso do Facin como alicerce para ajudar os estados a criar soluções tecnológicas que os integrem mais entre si, com o governo federal e, é claro, com o cidadão, fez parte da programação da trilha "Arquitetura Corporativa". Marcus Vinícius acredita que a participação do Serpro no evento foi bastante positiva, uma vez que, segundo ele, o TDC é considerado um dos maiores encontros de comunidades e empresas de TI no Brasil. Logo, é uma boa oportunidade para que cada vez mais pessoas e instituições conheçam o Facin, que é estratégico quando se fala em integrar e aperfeiçoar tanto a gestão pública como o atendimento ao cidadão.

"Este é o segundo ano dessa trilha e também o segundo ano em que o Facin foi tema em uma de suas palestras. A trilha tem apresentado tanto interesse que as vagas presenciais se esgotaram três semanas antes do evento", recorda Marcus Vinícius. "Além de trazer o que está acontecendo de novo, o evento consolida conhecimentos e promove debates entre os participantes e formadores de opinião que propagam as discussões até o novo ciclo da conferência", conclui.

Para conhecer mais sobre o Facin, acesse a página sobre Governança e Interoperabilidade no Portal Governo Eletrônico.

Contato