Notícias

General

Segurança Pública

Sisdepen avança na integração dos dados penitenciários do país

por Comunicação Empresarial do Serpro - Belo Horizonte — 24 de março de 2017
Serpro realiza treinamento para técnicos da Região Sudeste. Dados estaduais vão integrar base nacional do sistema
Técnicos participaram do curso em São Paulo

Técnicos participaram do curso em São Paulo

O Serpro realizou nesta quinta-feira, 23 de março, treinamento para integração de informações estaduais com o Sistema de Informação do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen). Profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo participaram do evento, realizado nas instalações paulistanas da empresa.

De acordo com o gestor do projeto no Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Marcello Paiva de Mello, assim como aconteceu para a região Sul, em fevereiro, a capacitação para o Sudeste foi planejada de forma conjunta, já que todos os estados possuem sistemas de informação penitenciária próprios. O objetivo do encontro é fornecer orientação técnica para facilitar a integração dos sistemas locais ao sistema nacional, que o Serpro vem desenvolvendo para o Depen. Para os estados que não possuem sistema próprio e serão usuários diretos do Sisdepen, o treinamento está sendo feito de forma individualizada. "Nós pretendemos que a parte de integração esteja pronta até julho e a parte de implementação dos usuários diretos até o final do ano", informa Marcello Paiva.

Segundo o gestor, a integração de informações de todos os estados permitirá, pela primeira vez, um olhar preciso sobre as cerca de 1500 unidades prisionais que existem no país. A emissão do primeiro relatório nacional do Sisdepen deve acontecer até o fim de abril.

"O sistema já está implantado e disponível, em produção. Os treinamentos para operação web, diretamente no Sisdepen, já começaram a ser realizados. O piloto foi em Palmas, no Tocantins, e o próximo está previsto para Natal, no Rio Grande do Norte. Essa ação aqui em São Paulo é de integração com os estados que possuem sistema próprio. A intenção do Sisdepen não é substituir a solução destes estados, mas receber a informação dos sistemas já em operação para a composição da base nacional de dados do setor penitenciário", acrescenta Helder Santos, analista do Serpro responsável por ministrar o treinamento em São Paulo.

Sisdepen

O Sisdepen é uma solução web que tem o objetivo de garantir o mapeamento do sistema penitenciário brasileiro e centralizar as informações sobre a população carcerária e unidades prisionais, permitindo localizar e quantificar as pessoas sob custódia no país. A solução também oferecerá informações processuais de execução penal de cada preso, o que será possível com a integração ao Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Contato