Notícias

General

Segurança Pública

Serpro promove treinamento de integração do SisDepen

por Comunicação Empresarial do Serpro - Brasília — 11 de maio de 2017
Servidores de penitenciárias de dez Estados recebem capacitação para integrar dados de custodiados ao sistema de gestão prisional
Servidores de unidades prisionais das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste são treinados para integrarem informações ao Sisdepen

Servidores de unidades prisionais das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste são treinados para integrarem informações ao Sisdepen

Para auxiliar o processo de integração das informações sobre a população carcerária do país, o Serpro promoveu treinamento para servidores de estabelecimentos prisionais do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A capacitação, que ocorreu nos dias 9 e 10 de maio, em Brasília, e foi realizada em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, versou sobre a integração dos sistemas estaduais ao Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (SisDepen).

Um total de 22 servidores que atuam em unidades penitenciárias do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas, Amapá, Roraima e Pará, estados que já possuem sistemas de informação penitenciária próprios, receberam orientação técnica para facilitar a integração dos dados estaduais de custodiados ao sistema nacional desenvolvido pelo Serpro para o Depen.

Para o instrutor do Serpro, Alexandre Augusto Campos, o treinamento cumpriu seu objetivo de orientar os servidores a realizarem a integração de dados ao SisDepen. "A ideia não é substituir o sistema já utilizado pelos técnicos, mas, sim, agregar informações ao sistema nacional para garantir dados unificados e padronizados dos custodiados e estabelecimentos penitenciários do país", explicou.

A importância da unificação das informações sobre o sistema penitenciário também foi destacada por Giane Gibbert, da coordenação do SisDepen no Ministério da Justiça e Segurança Pública. "Com a ferramenta, será possível manter os dados atualizados sobre o sistema prisional e acompanhar os resultados da implantação de políticas públicas nos estados", afirmou.

Sistema

O SisDepen é uma ferramenta web que facilita a gestão prisional e centraliza dados quantitativos e qualitativos dos custodiados com o objetivo de mapear o sistema penitenciário brasileiro, bem como padronizar as informações sobre toda a população carcerária. Em breve, a solução também vai oferecer informações processuais de execução penal de cada preso, o que será possível com a integração ao Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Cronograma

O Sistema de gestão prisional foi lançado nacionalmente no dia 16 de fevereiro deste ano, pelo Serpro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em cumprimento à Lei nº 12.714, de 14 de setembro de 2012. Desde então, a solução já foi implantada em Tocantins, em março, e, em abril, na Bahia. Já foram realizadas capacitações para integrar o SisDepen a sistemas já existentes de estabelecimentos penitenciários estaduais no Sul e Sudeste. O próximo treinamento para implantação da solução acontece do dia 16 a 19 de maio em Rondônia.

Contato