Notícias

Geral

Segurança

Serpro oferece soluções para locadoras de veículos

por Comunicação Institucional do Serpro - Porto Alegre — 14 de setembro de 2017
Parceria com associação nacional do segmento amplia possibilidade de venda de soluções de TI voltadas à segurança
Empresa apresentou soluções de TI para a segurança na locação de veículos em evento promovido pela associação do setor, em São Paulo

Empresa apresentou soluções de TI para a segurança na locação de veículos em evento promovido pela associação do setor, em São Paulo

Uma pessoa chega em uma locadora de veículos com uma carteira de motorista válida, mas adulterada pela troca de uma foto, em um trabalho quase perfeito de falsificação. O empregado da locadora fotografa a imagem do documento, envia para um aplicativo que o Serpro fornece e recebe a resposta: apenas 40% de correspondência entre a imagem enviada e a que consta nos registros do Denatran. Diante da discrepância, o atendente comunica a impossibilidade de locação. Resultado: mais uma tentativa de apropriação indevida de veículo foi evitada graças ao uso da tecnologia.

A solução que permite essa funcionalidade chama-se DataValid, um dos serviços apresentados pelo Serpro a uma plateia composta por cerca de 400 pessoas, representantes de locadoras de veículos, seguradoras e outras áreas desse segmento, todas reunidas em São Paulo. "Pelas conversas que estamos tendo por aqui, nota-se que elevar o nível de segurança é algo fundamental para esse setor. Percebemos que eles trabalham com muitos fornecedores que não tem dados atualizados. É aí que nós entramos", avaliou André de Cesero, diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, presente nesta terça-feira, 13, primeiro dia do evento. A empresa trabalha nesses projetos em parceria tanto com o Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, quanto com a Associação Brasileira de Locação de Veículos, Abla.

Aumento de lucratividade

Em futuro próximo, o Serpro terá outros serviços para oferecer a essa cadeia produtiva, explica Bruno Vilela, que participou de um painel de debates no evento promovido pela Abla. Para lidar com aquela situação de tentativa de apropriação indevida, a locadora de veículo poderá receber a própria imagem da carteira de habilitação do cliente, decidindo por si se a imagem da pessoa presente corresponde, ou não, à foto do documento.

Outra perspectiva é a de que essas tentativas de se apropriar do veículo façam parte dos registros do Denatran. Por não poderem ser enquadradas como furto (já que a locadora entregou o veículo sem uso de violência para o suposto locador), as chamadas apropriações indevidas ainda não fazem parte, automaticamente, do banco de dados oficiais.

"Também estão sendo estudadas formas de permitir que toda locação de veículos seja registrada no Denatran, de maneira que uma infração cometida por pessoa que loca o veículo seja automaticamente computada no cadastro do real condutor", aponta Bruno Vilela. Atualmente, é possível que pontos negativos acumulados por vários infratores que locaram um mesmo veículo recaiam no cadastro do proprietário do veículo, em vez de penalizar quem as cometeu. "Na prática, uma multa de cerca de 200 reais, quando reincidente, pode chegar ao valor de mais de mil reais", exemplifica.

Com essas possibilidades no horizonte, o Serpro pretende manter e incrementar cada vez mais a parceria com a Abla e com o Denatran. "Se, por um lado, os serviços prestados têm condições de aumentar em muito a lucratividade da cadeia produtiva do setor, de outro a entrada nesse mercado abre possibilidades muito interessantes para o Serpro", diz Bruno. "É com satisfação que em tão pouco tempo (de entrada nesse setor), já percebemos o reconhecimento de qualidade técnica de nossas soluções", comemora o diretor André de Cesero.

Contato