Notícias

General

e-Gov

Siads ganha modalidade de implantação a distância

por Comunicação Empresarial do Serpro - Rio de Janeiro — 04 de abril de 2017
Desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Fazenda, sistema faz a gestão de materiais, bens patrimoniais e serviços de transporte para órgãos públicos
Representantes do Serpro, STN e Ancine durante a apresentação no Rio de Janeiro

Representantes do Serpro, STN e Ancine durante a apresentação no Rio de Janeiro

Com o objetivo de facilitar o processo de contratação, pelos órgãos públicos, do Sistema Integrado de Administração de Serviços (Siads), o Serpro lançou nesta terça-feira, 4 de abril, a modalidade de implantação a distância do sistema. O evento de lançamento aconteceu no auditório da Agência Nacional do Cinema (Ancine), instituição que receberá o projeto-piloto desta nova funcionalidade.

A implantação a distância faz parte do processo evolutivo do sistema e se dará por meio de um curso E@D oferecido pela Universidade Corporativa do Serpro e elaborado em parceria com a Secretária do Tesouro Nacional (STN), gestora do Siads. “Com a implantação a distância, vamos otimizar com eficiência, eficácia, economicidade e efetividade a aplicação dos recursos públicos”, garante Rosilene Souza, coordenadora de Informação de Custos da STN.

Rosilene Souza, representante da STN

O curso E@D apresentará todo o passo a passo necessário para a implantação do Siads, com tutoriais, fóruns de discussão, exercícios e avaliação. Destinado aos profissionais responsáveis pela área de patrimônio e almoxarifado das instituições públicas, a carga horária total é de 50 horas, com expectativa de conclusão em até 25 dias. O curso também contará com um tutor a distância, que será um profissional da STN, disponível para esclarecimento de dúvidas a qualquer momento do curso. “Os órgãos que fizerem a implantação a distância terão o mesmo apoio do Serpro e da STN para que todo o processo ocorra com o mesmo sucesso da implantação presencial”, afirma Cláudia Braga, da Gerência de Informação de Custos da STN.

Antes, quando um órgão contratava a solução, uma equipe de profissionais da STN era deslocada até o endereço do órgão para que pudesse ser feito todo repasse de conhecimento. Esta etapa virava um gargalo na implantação do Siads. “São diversos órgãos públicos espalhados pelo Brasil e era preciso conciliar as agendas, ter uma equipe disponível e treinada, além dos gastos financeiros para o deslocamento”, afirma Cláudia. “Com esta evolução da implantação, vamos dar mais agilidade ao processo e com custo zero para o órgão contratante”, acrescenta.

Oportunidade

Atualmente, dos 21 órgãos públicos que já contrataram o Siads, 14 já estão em produção e sete estão em fase de implantação – sendo a Ancine um deles. Para o Serpro, a implantação a distância trará mais agilidade ao processo de contratação e, com isso, a empresa pretende aumentar a sua carteira de clientes. “Temos mais 35 clientes em prospecção e, com esta evolução, acreditamos que vamos conseguir fechar mais contratos em breve”, explica Maria Cleide Conessa, gerente de Coordenação do Serpro.

Durante o evento, Cleide apresentou os benefícios da contratação do Siads e abordou também o processo de contratação, que é feito após autorização do Tesouro Nacional. Estavam presentes na plateia gestores de diversos órgãos interessados na solução, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Marinha.

Expectativa Ancine

Glênio França, secretário de Gestão Interna da Ancine

Além de ser integrado a outros sistemas do Governo Federal, o que evita o retrabalho e garante a consistência de informações, o Siads apresenta baixo custo quando comparado a outros sistemas de gestão de materiais. Estes foram os principais diferenciais para a contratação pela Ancine – órgão responsável pelo fomento, regulação e fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil.

Segundo Glênio França, secretário de Gestão Interna da Ancine, o contrato com o antigo sistema utilizado custava duas vezes mais caro e já foi suspenso pelo órgão. “Estamos ansiosos pela implantação do Siads e sua integração com os outros sistemas”, relata.

Siads

O Siads é uma solução desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Fazenda, sob gestão da Secretaria do Tesouro Nacional. O sistema possibilita aos órgãos da Administração Pública Federal a gestão completa e efetiva de materiais, bens patrimoniais e serviços de transporte.

Outro aspecto positivo para a contratação do Siads pelas instituições públicas é que ele permite integração com o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e com o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg). O primeiro é responsável pelo gerenciamento contábil, com a realização da execução orçamentária, financeira e patrimonial, e o segundo, é o ambiente onde são realizadas as operações de compra dos órgãos da Administração Pública.

A autorização do uso do Siads deve ser feita com o Tesouro Nacional por meio do e-mail  e os preços podem ser consultados junto à Gestão Comercial do Serpro através da equipe de atendimento no e-mail .

Contato