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Nova gestão

Serpro começa a faturar via e-commerce

Com apenas três meses de funcionamento e 29 clientes, vendas realizadas via marketing digital já oferecem faturamento expressivo
E-commerce
por Comunicação Institucional do Serpro - Porto Alegre — 08 de dezembro de 2017

Com seus mais de cinquenta anos de experiência, o Serpro conseguiu alcançar um jeito de vender que é difícil para muitas empresas. Feito um profissional de alta costura, a empresa é capaz de oferecer sistemas para clientes que exigem um atendimento altamente personalizado. São demandas estruturais, robustas e complexas, com mil e uma variáveis, entregues sob medida.

Ainda assim, assumiu o desafio de se reinventar e acumular competência no polo oposto: vender serviços também excelentes, mas já prontos, de forma ágil, via e-commerce. Para continuar na metáfora da costura, quer também vender, e bem, “roupas” prontas, acessíveis, que atendam a muitos empreendedores ávidos por serviços confiáveis.

“É disruptivo, é ousado para o Serpro fazer negócios nessa nova tônica. Mas foi um caminho que planejamos muito bem, no qual investimos, e que já começa a apresentar retorno. Temos potencial para crescer muito nessa área de APIs”, destaca Sandra Damasceno, responsável pela divisão de Marketing e Eventos de Produtos, do Serpro.

Por meio de um esforço conjunto entre áreas de negócio, marketing, desenvolvimento e financeiro, foi concebida e construída a plataforma digital de automação de venda e pós-venda na empresa. “A plataforma tem como objetivo realizar a automação de toda a cadeia de processos empresariais voltados ao relacionamento com o cliente. Isso vai da contratação do produto até a prestação de contas, emissão de boletos para pagamento e notas fiscais dos serviços prestados. Tudo é realizado no portal digital de relacionamento com o cliente”, explica Rafael Soto, gerente responsável pela Gestão das Plataformas Estruturantes e Soluções Transversais, no Serpro.

De 20 dias para alguns minutos

A plataforma entrou em operação no final do mês de setembro de 2017 assegurando à empresa a possibilidade de escalar seus novos negócios para atender a demanda do mercado privado, formado por milhares de empresas com baixo custo operacional. “Elevamos a eficiência do processo de contratação e fornecimento do serviço APISerpro ao extremo, saindo de uma média de 20 dias com tramitações de contratos e demais burocracias para alguns minutos através do portal de vendas e-commerce”, destaca Soto. “A plataforma encontra-se disponível na internet 24 horas por dia, 7 dias por semana e pronta para atendimento a novas contratações e prestação de autosserviços para as necessidades dos usuários dos clientes contratantes”, destaca.

De acordo com Sandra Damasceno, em médio prazo será expandida a oferta de novos produtos, incluindo DataValid e Certificado Digital. Em específico para Certificado Digital, será incluído o suporte a modelos de negócio pré-pago, nos quais o cliente paga o produto antes de receber, de maneira a evitar a necessidade do uso de certificação digital.

A previsão é que até o final do primeiro semestre de 2018, todos os produtos da linha de serviços de informação e serviços em nuvem estejam disponíveis para contratação através da plataforma de e-commerce. À mesma época, a empresa planeja chegar à automação de 100% dos fluxos de cobrança, cancelamento, estorno e suspensão de serviços, tanto na área de serviços de informação quanto na área de serviços em nuvem.

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