Notícias

Geral

Escrituração Digital

Portal eSocial está de cara nova

por Comunicação Empresarial do Serpro - Curitiba — 17 de maio de 2017
Página ganha identidade visual do Governo Federal em ambiente proporcionado pelo Serpro
eSocial.jpeg

No último dia 10 de maio, o portal do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) ganhou uma nova identidade visual. A partir desta data, o eSocial passa a ser compatível com a Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal (IDG). A nova página foi criada utilizando um ambiente de desenvolvimento disponibilizado pelo Serpro.

De acordo com Paulo Godinho, analista na Superintendência de Relacionamento com o Cliente – Administração Tributária e Comércio Exterior, a mudança dá uma medida de liberdade aos administradores do portal, que são a Receita Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social e Ministério do Trabalho. "Com esta implantação, os próprios gestores do eSocial farão a administração do conteúdo do portal, publicando inclusive as notícias e outras diversas informações", diz. Isso vai permitir, por exemplo, responder em tempo real a uma demanda da sociedade ou da imprensa.

O ambiente de desenvolvimento foi a principal contribuição do Serpro para a nova página. "Trata-se de uma ferramenta que monta uma página estática onde o gestor desta constrói a mesma de acordo com os padrões definidos, no caso conforme orientação do Governo Federal", explica Godinho. Desta forma, o Serpro proveu o ambiente e os administradores criaram a nova página.

O eSocial

O Decreto nº 8.373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Sobre a IDG

A Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal (IDG) é um conjunto de diretrizes, orientações, padrões e modelos a serem aplicados em elementos que compõem a Identidade Digital, como a barra de governo, portais institucionais, sítios temáticos, informativo, redes sociais, guia de serviços, guia de aplicativos e outras ferramentas digitais.

Contato