Notícias

General

Estratégia

Planejamento do Serpro é destaque em encontro do Sisp

por Comunicação Empresarial do Serpro - Brasília — 21 de fevereiro de 2017
Diretora-presidente, Glória Guimarães, apresenta planejamento estratégico em reunião do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação

Encontro foi realizado em Brasília

Nesta terça-feira, dia 21 de fevereiro, a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, participou, em Brasília, da 2ª Reunião da Comissão de Coordenação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp), organizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (STI ⁄ MPDG).

Na ocasião, Glória Guimarães apresentou os resultados da pesquisa de satisfação realizada com clientes e destacou que o uso da metodologia ágil ajuda a detectar a necessidade das pessoas. “O índice de satisfação era de 52,22% em 2014 e, no ano passado, saltou para 74,6%. Mas ainda temos problemas com relação aos prazos de entrega, porque cria-se uma expectativa e aquilo que foi pedido não é o que estou entregando. Uma forma de ajustar isso é utilizar o ágil. Com a metodologia, o cliente é envolvido no processo até o final e, se há um problema no meio, a gente ouve, volta e arruma”, ressaltou Glória.

Com relação ao planejamento do Serpro, Glória Guimarães enfatizou o envolvimento e a participação dos clientes, parceiros de TI e empregados. “Tivemos a participação de todos e recebemos várias propostas. Mudamos a visão, missão e valores do Serpro e queremos liderar tecnologias que possam conectar governo e sociedade com soluções digitais. Nossa estratégia pretende ser sustentável, diminuindo os riscos, ampliando as receitas e fazendo tudo com redução de custos e melhoria da qualidade de serviços”, afirmou a diretora-presidente do Serpro.

Uma TI unificada

Com o objetivo de difundir e debater estratégias gerais de TI a serem seguidas pelo governo federal, o encontro contou com a participação do secretário de TI do MPDG, Marcelo Pagotti, do secretário-adjunto de TI do MPDG, Wagney Godoy, do diretor de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações da Dataprev, Rogério Mascarenhas, do diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, do diretor da GBT - Concessionária de Infraestrutura Predial e de Serviços de TI, Renato Moura, além de gestores e técnicos dos órgãos que integram o Sisp.

Na abertura do evento, o secretário Marcelo Pagotti, que coordena as reuniões do Sisp, ressaltou a importância do trabalho compartilhado com sinergia entre os órgãos que compõem o Sistema, bem como o objetivo de formar um estado único, uma TI unificada, aproveitando a força que tem a tecnologia do governo na STI.

O trabalho compartilhado também foi citado pelo diretor da Dataprev, Rogério Mascarenhas, que salientou a parceria com o Serpro no suporte tecnológico para a efetivação das políticas públicas. “Esse caráter de complementaridade entre a Dataprev, com um viés mais na área social, e o Serpro, em uma visão mais estruturante, é muito importante para o estado brasileiro e estamos investindo ao longo desses anos em soluções integradoras de governo, mas que tenham uma finalidade social”, afirmou Mascarenhas.

Sisp

O Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação foi instituído com o objetivo de gerir os recursos de TI da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal. O MPDG é o órgão central do sistema, atuando por meio da STI na normatização e coordenação das ações do Sisp.

As Coordenações de Modernização e Informática das Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) dos diversos Ministérios e órgãos equivalentes das demais entidades da Administração Federal atuam como órgãos setoriais do Sisp na implantação direta das ações e colaborando com a coordenação e desenvolvimento das políticas, normas e diretrizes do sistema.

Contato