Notícias

General

Cidades

Seminário discute desburocratização na abertura de empresas

por Comunicação Empresarial do Serpro - Brasília — 25 de abril de 2017
Redesimples é tema de seminário realizado dentro da programação do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. Evento contou com a participação do Serpro
Jorge Rachid e Afif Domingos discursaram na abertura do seminário

Jorge Rachid e Afif Domingos discursaram na abertura do seminário

Nesta terça-feira, 25 de abril, foi realizada, em Brasília, a solenidade de abertura do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Simultaneamente, ocorreu o lançamento da 6ª edição do Seminário Brasil Mais Simples, promovido pelo Sebrae. O Serpro foi representado pela diretora-presidente, Glória Guimarães, e pelo diretor de Relacionamento com Clientes, André de Cesero.

Os trabalhos do 6º Seminário Brasil Mais Simples foram abertos pelo secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, e pelo presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Na ocasião, ambos destacaram a importância do Serpro na construção de soluções para agilizar a prestação dos serviços públicos no país.

"Noventa e sete por cento dos CNPJ brasileiros são de micro e pequenos empreendedores. Esse é o Brasil real", declarou Afif Domingos. Segundo ele, a crise econômica tem que mobilizar todos na direção da correção de erros. "O Brasil de cima para baixo não deu certo. O que vai dar certo é o Brasil construído de baixo para cima, por isso o Sebrae é parceiro na continuação desse trabalho", ressaltou.

O presidente do Sebrae reafirmou ainda a importância da implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples). "Com a Redesimples o cidadão pode realizar a abertura, alteração e baixa pela internet, caso possua um certificado digital. Ele perde menos tempo com burocracia e se dedica mais à empresa", acrescentou.

A diretora-presidente, Glória Guimarães, e o diretor de Relacionamento com Clientes, André de Cesero, participaram do evento

Redesimples

A Redesimples é um sistema integrado de abertura e registro de empresa que tem como objetivo facilitar e agilizar o seu processo de formalização. Ela integra Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda, Órgãos de Licenciamento, Prefeituras e demais entidades envolvidas na formalização de empresas.

O objetivo da solução é estabelecer uma entrada única de dados cadastrais e documentos, extinguir a duplicidade de exigências feitas aos empresários/cidadãos e classificar as atividades empresariais de baixo risco, que poderão ser legalizadas sem necessidade de vistoria prévia por parte dos órgãos de licenciamento.

O Serpro é o encarregado de todo o trabalho de desenvolvimento das soluções do programa "Empreender Mais Simples", dentre eles a Redesimples. O programa é uma parceria do Governo Federal com o Sebrae.

EMDS

Tendo como tema central "Reinventar o financiamento e a governança das cidades", o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) é considerado o maior evento sobre sustentabilidade urbana do país. Nesta quarta edição, participam mais de cinco mil prefeitos e 350 palestrantes, com cerca de 7 mil presentes no total, entre deputados, senadores, ministros, autoridades do poder judiciário, secretários municipais e estaduais e pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras. Durante cinco dias, de 24 a 28 de abril, serão discutidos os desafios da gestão municipal com foco no desenvolvimento sustentável.

Comunicação Empresarial do Serpro - 25 de abril de 2017

Contato