Notícias

Geral

Trânsito

Motoristas goianos já conseguem obter descontos de 40% em multas

por Comunicação Institucional do Serpro - Belo Horizonte — 18 de outubro de 2017
Órgãos estaduais de trânsito concluem adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica

A Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) passou a operar efetivamente no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) neste mês de outubro. Ela se junta ao Detran de Goiás, que concluiu sua adesão ao sistema ainda em setembro. Isso significa que os motoristas do estado passam a contar com a possibilidade de desconto de 40% nas autuações feitas por estes órgãos.

O SNE é uma solução tecnológica desenvolvida pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que tem como objetivo racionalizar e facilitar a comunicação de infrações de trânsito entre órgãos autuadores e destes com os motoristas, trazendo mais comodidade e interatividade na gestão do pagamento de multas.

De acordo com Mara Leniza Leite, analista do Departamento de Negócio de Soluções de Trânsito do Serpro, o sistema apresenta inúmeras vantagens tanto para governos, quanto para cidadãos. “Para o órgão autuador de trânsito, podemos destacar a redução no custo por notificação de infração, o aumento da efetividade no pagamento das multas no boleto do órgão e uma maior celeridade no processo de entrega das notificações. Para os motoristas, a maior vantagem é a diminuição dos preços das infrações, mas não podemos esquecer também da facilidade para pagamento de multas e acompanhamento das notificações”, enumera a analista.

Desconto

Para ter direito ao desconto de 40%, o condutor do veículo deve acessar o SNE Web, pelo endereço sne.denatran.serpro.gov.br, ou baixar o aplicativo disponível na Google Play ou Apple Store. O motorista precisa também reconhecer que cometeu a infração de trânsito. No SNE, o usuário registra os dados do veículo e passa a receber as notificações das infrações de forma eletrônica, desde que o órgão autuador tenha aderido ao serviço. Com o SNE é possível, ainda, conhecer os detalhes de cada multa, reconhecer a infração, copiar o código de pagamento e fazer download do formulário de indicação do condutor responsável pela infração.

Contato