Notícias

Geral

Eficiência

Do telefonema de emergência à conclusão do atendimento

por Comunicação Institucional do Serpro - Fortaleza — 14 de julho de 2017
Desenvolvido pelo Serpro para o MJSP, o Sinesp CAD auxilia órgãos como PM e Bombeiros no atendimento emergencial ao cidadão

Diariamente, milhares de brasileiros buscam os serviços de emergência da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpos de Bombeiros, Samu, entre outros. Para evoluir o atendimento ao cidadão que liga para o 190, 191, 192 ou 193, o Governo Federal criou e disponibiliza agora, para mais Estados, o Sinesp CAD: a solução para Atendimento e Despacho do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas. A ideia do Sinesp CAD é dar suporte desde o momento em que o cidadão liga para um desses tridígitos – ou mesmo para outros telefones de atendimento da instituição requisitada –, passando pelo envio das equipes em, por exemplo, viaturas ou ambulâncias, até a conclusão da situação de urgência.

"A implantação do Sinesp CAD visa automatizar o atendimento emergencial provendo qualidade e maior rapidez, permitindo a extração de informações para aplicação de políticas públicas, tanto do estado e município, quanto do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)", ressalta Marco Aurélio Locks, gestor da Divisão de Negócio do Serpro responsável por Soluções de Controle de Atendimento a Ocorrências à Sociedade.

O mais recente estado a receber o Sinesp CAD foi o Rio Grande do Norte. Desde o fim de junho, a ferramenta está em uso, pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, na chamada região do Seridó. Anteriormente, desde julho de 2016, a solução foi adotada pela PRF no Distrito Federal, em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. "E até o fim de julho de 2017 há a proposta de levar o Sinesp CAD para a PRF nos Estados do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe. Além disso, está em curso uma negociação com a Polícia Militar e os Bombeiros do Maranhão e do Paraná. Ou seja, o Ministério da Justiça tem interesse em implantar o Sinesp CAD de forma a integrar o maior número de agências em todas as esferas do governo", reforça Marco Aurélio.

De ponta

Entre os destaques de TI do Sinesp CAD estão a utilização de georreferenciamento, mapeamento que permite localizar com precisão e agilidade os locais dos atendimentos, e possibilita gerar estatísticas; a integração com central telefônica Voz sobre IP (Asterisk), uma tecnologia baseada em software livre que propicia realizar ligações telefônicas via internet, diminuindo a dependência da estrutura física normalmente associada a ramais telefônicos convencionais. "E há uma funcionalidade para atendimento off-line, uma vez que dá suporte a um serviço que deve ser prestado de forma ininterrupta ao cidadão", acrescenta o representante do Serpro.

Além dos módulos de Atendimento e Despacho, o Sinesp CAD traz ainda o de Supervisão, um instrumento para monitoramento de todos os processos de despacho em uma ou mais localidade integrada dentro de uma mesma agência ou central de atendimento. O Sinesp CAD é ainda uma criação que atende a meta do governo de expandir o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas, que já possui outros modernos módulos em seu escopo.

De acordo com a equipe do Sinesp CAD no Ministério da Justiça, a possibilidade de integração entre as diversas instituições envolvidas na preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, sejam elas federais, estaduais ou municipais, é um dos pontos fortes da ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Justiça, cuja interação entre as diversas forças possibilitará maior agilidade e eficiência no atendimento emergencial.

Contato