Notícias

notícias

Notícias

Integridade

Dia internacional contra a corrupção agrega esforços pela boa governança

Alinhado a esse esforço mundial, Serpro desenvolve programa em prol da integridade
Campanha anti-corrupcao
por Comunicação Institucional do Serpro - Porto Alegre — 11 de dezembro de 2017

O Dia internacional contra a corrupção foi instituído em 9 de dezembro de 2003, ocasião na qual o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade mexicana de Mérida. O objetivo da data é ampliar a consciência sobre a corrupção em nível mundial e reforçar o papel da ONU no combate à corrupção.

O que é corrupção?
Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.

O que o Serpro tem feito para prevenir a corrupção?
Entre as principais ações da empresa no combate à corrupção destaca-se o Programa Corporativo de Integridade do Serpro (Pcint). O programa é um dos componentes do sistema de governança empresarial, que conjuga e integra instrumentos de gestão e controle.

O objetivo do Pcint é prevenir, detectar, remediar e punir a ocorrência de irregularidades, fraudes, corrupção e desvios éticos praticados no âmbito da empresa.

Para evitar que aconteça
Um dos pilares do Pcint é a prevenção. Nessa perspectiva, destacam-se as seguintes iniciativas já implementadas pelo Serpro:
- Código de Ética, Conduta e Integridade;
- Regimento Interno do Conselho de Administração do Serpro;
- Política Corporativa de Gestão de Riscos, Controle Interno e Conformidade;
- Normativos internos voltados à prevenção de conflito de interesses e de nepotismo, ao recebimento e oferecimento de brindes, presentes e hospitalidade, aos patrocínios e doações filantrópicas, às licitações e contratações;
- Ações de comunicação e de capacitação.

Para conhecer mais sobre a questão da Integridade no Serpro, entre em contato via e-mail: integridade@serpro.gov.br

Contato