Notícias

Geral

Informações

Boa Vista SCPC assina contrato com o Serpro

por Comunicação Institucional do Serpro - Brasília — 06 de dezembro de 2017
Entidade de crédito terá acesso às APIs Consulta CPF e Consulta CNPJ, obtendo mais segurança e confiabilidade
Assinatura contrato Serpro e Boa Vista SCPC

Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) firmou contrato para utilização das APIs de consulta a CPF e CNPJ do Serpro, que permitem verificar, com agilidade, informações de pessoas físicas e jurídicas diretamente nas bases da Receita Federal, com a certeza da veracidade e da atualização constante dos dados. O portal API Serpro disponibiliza um conjunto de Interfaces de Programação de Aplicações (APIs), que provê o acesso a diversos dados, oferecendo entre seus benefícios a segurança e confiabilidade para evitar a ação de fraudadores e transtornos no pagamento de contas atrasadas.

"Há várias décadas, tentamos parceria com o Serpro, o que se tornou possível agora com sua oferta de soluções para o mercado. Hoje, inauguramos um novo momento, contratando um serviço que nos permite consulta a estes dados governamentais. Com o acesso às informações oficiais, atualizadas em tempo real, traremos ainda mais segurança para os nossos clientes e o mercado em que atuamos. Nossa expectativa é contribuirmos ainda mais para o ciclo econômico do país, garantindo negócios seguros nos créditos gerados e o aprimoramento da segurança de oferta de dados. Esta parceria será um exemplo para outras empresas do ramo, das melhores práticas e segurança para os negócios," destaca a diretora comercial da empresa Boa Vista SCPC, Roseli Garcia.IMG_4175.JPG

Para o diretor de dados da Boa Vista, Ronaldo Sachetto, essa aquisição de dados por meio de órgão oficial traz maior visibilidade e segurança para a consolidação das informações. "Esperamos que possamos, em breve, firmar novas parcerias com o Serpro com a certeza da qualidade e serviços confiáveis", comenta.

A integração e interação simplificada e transparente com as bases do CPF e CNPJ são fatores que oferecem muitas vantagens para as empresas, facilitando a tomada de decisão, melhorando processos de análise e minimizando o risco de fraudes e erros. Ricardo Camurça, da Superintendência de Novos Negócios do Serpro, esclarece que a contratante paga o consumo de acesso as APIs. "A estimativa é de 10 a 12 milhões de consultas ao mês. Fechamos negócio com uma das líderes do mercado de crédito no Brasil, a mais antiga. Esperamos ampliar ainda mais a oferta de dados públicos estruturados para a melhoria do ambiente de negócios do país," disse.

API Serpro

Lançado no primeiro semestre deste ano, o API Serpro é o nome de um conjunto de APIs desenvolvidas pela Empresa para que organizações possam ter acesso, de forma estruturada, a dados governamentais. Atualmente estão disponíveis para contratação as APIs relativas aos cadastros de pessoa física (CPF), jurídica (CNPJ) e da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

A disponibilização das APIs foi autorizada pela Portaria RFB n°2189, de 6 de junho de 2017. Na prática, todos esses dados já estavam disponíveis para o cidadão nos portais de consulta pública. A novidade é que o API Serpro introduz uma nova forma de acesso que permite mais confiabilidade e robustez a entes públicos e privados que necessitem fazer consultas de maneira automática e massiva.

O que é uma API?

Em geral, APIs são um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web.

No caso das consultas CPF, CNPJ e NFe do API Serpro, trata-se de uma interface de programação para aplicativos de grandes consultas, que obtêm informações fidedignas, em tempo real, sem afetar a performance do ambiente voltado ao cidadão. A solução foi criada para atender a demanda de milhões de acessos em massa e robotizados que consomem níveis de serviço.

Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece soluções inteligentes para decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores, e registra 42 milhões de transações de negócios por dia. A empresa fornece atualmente mais de 200 milhões de consultas por mês a seus clientes e consumidores.

Contato