Notícias

Geral

Logística

Portolog começa a operar em Santos

por Comunicação Empresarial do Serpro - Curitiba — 12 de dezembro de 2016
Sistema desenvolvido pelo Serpro integra o ambiente do Porto sem Papel

No último dia 1º de dezembro, entrou em operação no Porto de Santos/SP a primeira etapa do sistema "Cadeia Logística Portuária Inteligente", o Portolog. A solução, desenvolvida pelo Serpro e incluída no ambiente Porto sem Papel, serve para gerenciar o tráfego de caminhões e cargas que chegam e saem do porto. A expectativa é de que o sistema proporcione maior agilidade e segurança na logística dos terminais marítimos.

Tetsu Koike, coordenador no Departamento de Infraestrutura Portuária da Secretaria de Portos, diz que a modularidade do Porto sem Papel permite a incorporação de soluções como o Portolog. Segundo ele, a integração entre os sistemas pode se dar por meio de troca bilateral de dados e arquivos, o que permitirá sincronizar a chegada de caminhões com a atracação e operação de navios, fornecendo uma visão de logística integrada à autoridade portuária e a todos os outros usuários desses sistemas. "Enquanto o Porto sem Papel tem como principal função auxiliar na gestão da atracação, operação e desatracação de navios, o Portolog se destina à gestão do acesso do modal rodoviário ao porto", explica Tetsu.

A primeira etapa de operação do sistema diz respeito principalmente aos bens transportados. "Desde o dia 1º de dezembro, a solução entrou em ambiente de produção para os terminais no porto que movimentam granéis sólidos de origem vegetal, como soja, milho e açúcar. Posteriormente, o sistema será adotado também pelos terminais que movimentam granéis líquidos e contêineres", acrescenta o coordenador da Secretaria de Portos.

Próxima etapa

De acordo com o coordenador de negócios da Superintendência de Atendimento a Clientes Especiais do Serpro, Everson Santos, o próximo porto a receber o Portolog será o de Vitória, no Espírito Santo, em data ainda a ser definida. "O desenvolvimento e a manutenção do Portolog estão sob a responsabilidade do Serpro, e nossa atuação ocorre em parceria com a Secretaria de Portos do Ministério dos Transportes, que é o órgão gestor deste programa", completa.

Contato