Notícias

Geral

Conhecimento

Maré Ágil promove a cultura ágil no Serpro

por Comunicação Empresarial do Serpro — última modificação 01/12/2016 09h41
Pela primeira vez o evento foi realizado fora da empresa e aberto ao público externo
Mare Agil

O Serpro realizou nesta terça-feira, 29 de novembro, em Salvador, a quinta edição do Maré Ágil, evento que promove a disseminação da cultura ágil na empresa e também funciona como espaço de compartilhamento de ideias e experiências sobre o tema.

Em razão do sucesso das edições anteriores e com o objetivo de aumentar a participação externa, essa edição foi realizada, pela primeira vez, fora das dependências da empresa, no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo da Bahia, apoiadora do evento.

Na opinião de Leonardo Ribeiro Soares, analista do Serpro e um dos organizadores do Maré Ágil, essa mudança veio para ampliar a chance de troca de conhecimento com pessoas de outras empresas. “Como efeito secundário, esperávamos um maior foco e presença das pessoas. E isso aconteceu, pois o número de empregados inscritos mais que dobrou, em relação ao público presente no último evento”, informou Leonardo.

Para o analista, eventos como esse são fundamentais, porque despertam novos olhares para soluções de problemas e para a realidade de grandes instituições. “Temos uma cultura tradicional forte numa empresa que precisa aprender a inovar para sobreviver. E tenho certeza que todos que são tocados por um evento como este saem dele com a visão ampliada para novas possibilidades”, analisou Leonardo Ribeiro.

Programação

Realizado durante todo o dia, o Maré Ágil trouxe novidade na programação, aberta com um laboratório de “Jogos Sérios”, que divertiu e inspirou os participantes no sentido de reconhecer que a importância do tema vai além da brincadeira. Outro ponto de destaque foi a diversidade de temas abordados, que transitou por áreas não-software, como logística, passando por gestão distribuída, open source, design de produto, Experiência de Usuário (UX) e até mesmo sobre conflito de culturas e filosofias dentro de um mesmo projeto.

Histórico
O evento Maré Ágil teve sua primeira edição em setembro de 2014, na Regional Salvador. Devido ao grande volume de submissões, votações e participantes, houve uma segunda edição, novamente em Salvador, no primeiro semestre do ano seguinte. A terceira e a quarta edições foram realizadas na Regional Florianópolis, em 2015 e 2016. Todas as edições contaram com transmissão por videoconferência para as Regionais do Serpro.

Contato