Notícias

Geral

Tecnologia

Denatran lança novo Portal de Serviços

por Comunicação Social do Serpro — 22 de novembro de 2016
Desenvolvido pelo Serpro, o ambiente permitirá consultas sobre veículos, chamadas de recall e validação da CNH
Portal de serviços Denatran

Lançado no último dia 17 de novembro, o novo Portal de Serviços Denatran configura-se como fonte de consulta sobre as informações públicas do órgão. Após o cadastro, o cidadão poderá obter acesso a dados de veículos, verificar avisos das montadoras para correção de defeitos de fabricação (recall) ou validar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Segundo Isidro dos Santos Monteiro, analista do Serpro responsável pelo projeto do Portal de Serviços do Denatran, o serviço evoluiu para atender à crescente demanda de consultas do tema Trânsito. Ainda de acordo com ele, grandes empresas estavam usando a base de dados do antigo portal com o objetivo de validar informações e ter mais segurança na hora de fechar negócios. Percebendo a oportunidade, o Denatran firmou a parceria com o Serpro para a criação do novo ambiente, agregando valor ao serviço.

Para o coordenador do Renavam, Diego Oliveira, esse controle de acesso foi uma medida necessária para evitar que entidades e empresas usassem a base de dados do Renavam para realizar consultas com fins comerciais, onerando os custos do Denatran. Em sua opinião, o novo design do portal está mais harmônico, e com retorno de informações mais aderente.

Consultas gratuitas e serviços pagos

Isidro dos Santos: informar o cidadão quanto à necessidade de reparar o veículo vai evitar acidentes e garantir um trânsito mais seguroPara ter acesso às consultas do Portal de Serviços Denatran, o cidadão deve preencher um cadastro no endereço https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br e aguardar o link de ativação que será enviado ao seu e-mail pessoal. Com o acesso autorizado, o usuário poderá fazer até cinco consultas gratuitas por dia. Para as empresas, será admitida a disponibilização continuada e periódica de informações, mediante celebração de contrato com o Serpro e após prévia autorização do Denatran.

O desenvolvimento do novo portal utilizou tecnologia responsiva, que se adapta ao formato dos dispositivos móveis, ajustando-se, por exemplo, à tela de um smartphone. De acordo com Isidro, a meta agora é desenvolver outros módulos para aplicação móvel, para atender outros públicos de interesse.

O analista do Serpro destaca ainda a particularidade do serviço de Recall, com possibilidade de dez acessos ao dia. "Entendemos que informar ao cidadão sobre o alerta das montadoras, quanto à necessidade de reparar o veículo ou fazer a substituição de uma peça, vai evitar acidentes e, principalmente, garantir um trânsito mais seguro", finaliza Isidro.

Contato