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Usa e-mail marketing e cadastro de clientes para impulsionar as vendas?
Se sua empresa recolhe dados por meio de landing pages, formulários, ou mesmo de assinantes de uma simples newsletter, isso significa que será necessário se adequar às regras da LGPD. É o que alerta o profissional de gestão de marketing Leonardo Stival
19/9/2019
Em 14 de agosto de 2018, o Congresso Nacional aprovou a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Semelhante ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados europeu (GDPR, sigla do nome em inglês), a lei brasileira foi criada para garantir o direito à privacidade dos usuários nas plataformas digitais.
Apesar de só entrar em vigor em agosto de 2020, a LGPD já tem despertado muitas dúvidas em relação às mudanças que devem ser feitas e quem deve fazê-las. Para saber quais são as adaptações necessárias, é fundamental entender o que é a nova lei e os seus reais impactos para as empresas. O departamento de marketing das empresas de TI, por exemplo, deve estar mais atento, pois todas as organizações que fazem a coleta e a utilização de dados dos usuários precisam agir de acordo com a LGPD.
O que é a LGPD?
A discussão sobre uma lei que garanta o direito à privacidade não é algo novo no Brasil. Para chegar no formato final da LGPD, foram mais de seis anos de discussões e entendimento das necessidades e real impacto da legislação no cotidiano.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é resultado de uma mudança de comportamento global em relação ao tratamento dos dados. A LGPD pode ser definida como uma versão mais branda do GDPR. Apesar de mais tênue, as empresas que não estiverem de acordo, a partir de agosto de 2020, podem ser multadas em 2% do seu faturamento ou até R$ 50 milhões.
A nova lei tem como objetivo garantir aos usuários maior controle sobre as suas informações pessoais. Para as empresas, isso significa oferecer uma opção de consentimento explícito, em relação à coleta e ao uso dos dados. Além disso, cabe às organizações informarem de forma clara a finalidade do uso dos dados.
Para completar o controle, as empresas devem garantir aos usuários a capacidade de visualizar o consentimento e os dados, corrigir as informações ou mesmo excluí-las permanentemente.
O impacto nas empresas, inclusive nas de TI
Por se tratar de uma lei que aborda a coleta, o armazenamento e o tratamento de dados pessoais, o departamento de marketing das empresas, mesmo das de TI, acabam por ser as que sofrem maior impacto e necessidade de adaptação.
Se a sua empresa recolhe dados por meio de landing pages (página de divulgação de um produto) e formulários, mesmo que seja na assinatura de uma newsletter, isso significa que será necessário se adequar às regras da LGPD.
O primeiro grande impacto está na atual base de dados usada em seu negócio. Isso porque em agosto de 2020, todos os potenciais clientes, os leads, devem aceitar a nova Política de Privacidade, assim como os Termos & Serviços, garantindo o consentimento explícito para que sua empresa use os dados deles.
A princípio, A LGPD pode parecer uma grande dor de cabeça e “inimigo” das empresas. No entanto, assim como foi na Europa, aos poucos, foi-se compreendendo como a legislação pode impactar na confiabilidade das empresas, pois aumenta a segurança dos usuários que com ela interagem. O fato é que, como qualquer mudança, a LGPD pode assustar em um primeiro momento, mas só traz benefícios para as empresas e os usuários.
O marketing digital de acordo com a LGPD
Um dos maiores impactos da LGPD está no marketing digital das empresas. Afinal, este é o principal ponto de coleta e utilização dos dados. Portanto, veja algumas das principais mudanças que devem ser feitas até agosto de 2020:
- Consentimento explícito
Como já dissemos anteriormente, o consentimento explícito do usuários, sobre a coleta e o armazenamento de dados, é uma das grandes mudanças da LGPD. Isso pode ser feito através de uma checkbox em uma landing page, por exemplo, informando o objetivo da coleta dos dados.
O consentimento deve estar presente em qualquer canal de coleta de dados utilizado pela empresa. Ou seja, landing pages, formulários e assinaturas de newsletters (boletins informativos) devem conter uma opção para o usuário aceitar ou não a recolha destes dados.
- A base atual de leads
Se você já tem uma estratégia digital, é provável que tenha uma base de leads com a qual interage. Com a LGPD, todos esses contatos precisarão consentir para que esta comunicação permaneça. Para isso, o ideal é enviar e-mails pedindo a autorização e garanta que essa informação ficará armazenada. Lembre-se que os usuários podem pedir a qualquer momento a exclusão dos dados da lista de sua empresa.
- Remarketing
Um grande ponto de atenção para as empresas em relação à LGPD é nas ações de remarketing. Com a nova lei, é preciso informar ao usuário que os dados estão sendo salvos e que podem ser utilizados posteriormente para o anúncio de produtos e serviços.
A informação e o consentimento devem aparecer logo na home do site da empresa, com o aviso sobre o armazenamento dos cookies e o pedido de consentimento. O mesmo procedimento é necessário para as empresas que adotam o Pixel do Facebook nos seus anúncios.
Essas são apenas algumas das mudanças que devem ser realizadas pelas empresas, não só de TI, para que estejam de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Para isso, é muito importante se preparar a tempo e não esperar a data final se aproximar para planejar as mudanças.
Em um primeiro momento, pode ser necessário buscar uma consultoria ou aconselhamento jurídico para entender o que é preciso alterar nos procedimentos da empresa. As equipes de TI têm um papel muito importante neste processo, pois muitos dos processos serão realizados por esse time.
Além disso, é fundamental que os profissionais responsáveis pelo marketing também estejam por dentro de todas as mudanças, para garantir que toda nova ação esteja adequada à LGPD.
Empenho
É importante ressaltar que apesar de exigir grandes mudanças, a nova lei de proteção de dados pessoais terá um impacto positivo na relação entre as empresas e os seus usuários. Ao sentirem-se mais seguros em relação ao uso dos dados pessoais deles, os seus leads e prospects estarão mais propensos a interagir com as ações e propostas da empresa. Portanto, empenhe-se para aplicar as mudanças necessárias e transforme a LGPD em um aliado para o seu negócio.
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